Agora

Compre dólar ao poucos, pois cotação seguirá imprevisív­el

- Maria Cristina Frias

“Já comprei minha passagem para viajar para a Disney. O que fazer agora com esse dólar caro? Será que melhora?”, pergunta a leitora Elisângela.

Oscilações

O câmbio já vinha subindo e, na semana que passou, a moeda americana chegou a ser negociada a R$ 4,06. Caiu na sexta-feira, quando o Banco Central interveio e acabou fechando em R$ 3,70.

Mas não se iluda: com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, criando problemas na reunião do G7, grupo das nações mais poderosas, e eleições tão incertas no Brasil, vai ter muito sobe e desce de cotações.

Diversifiq­ue

Por isso, cuidado, compre aos poucos. Assim, se subir ou cair, o impacto não será tão grande nem no bolso, nem no arrependim­ento. Não deixe para adquirir numa certa data em que você aposta. Não vale a pena tentar acertar o dia em que vai cair. Câmbio é das coisas mais imprevisív­eis, sujeito a sofrer impacto dos fatores mais variados e inesperado­s.

Evite o crédito

Cuidado também quando estiver lá. Segure os gastos. Ir com cartão de crédito é prático, mas na volta, a conta poderá estar ainda mais cara.

Além disso, vale lembrar que no de crédito o IOF (Imposto sobre Operações Financeira­s) é de 6,38%.

Papel moeda

Para comprar a moeda em espécie, o IOF é menor, 0,38%. Há risco de perda, mas um pouco de dinheiro na mão é sempre útil na hora de pegar ônibus e de gastar com miudezas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil