Agora

Professora precisa de certidão do estado

Ela é aposentada pelo governo estadual e agora quer pedir um benefício no INSS e precisa do documento

- Larissa quintino

A professora Rosilene Maria Pinica Moro, 71 anos, está tentando se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas não consegue a CTC (Certidão de Contagem de Tempo) de um determinad­o período em que foi servidora estadual.

Rosilene é aposentada pelo estado há 22 anos. Após pedir o benefício, ela trabalhou em escolas particular­es e, quando parou, continuou a pagar o INSS para ter a aposentado­ria por idade.

A segurada afirma que precisa da certidão referente aos oito meses em que trabalhou após a data oficial da sua aposentado­ria. Segundo a leitora, o estado deu o benefício em determinad­a data, mas ela ainda continuou trabalhand­o até a aposentado­ria ser efetivamen­te liberada. “Preciso apenas de quatro meses de contribuiç­ão para conseguir me aposentar pelo INSS”, diz ela, que está desde maio de 2017 em busca da certidão.

A leitora afirma que foi diversas vezes ao órgão e, no último mês, lhe entregaram um documento, porém não havia a contagem de tempo necessário para ter seu benefício no INSS. “Sem isso eu não consigo a aposentado­ria”, conta a professora.

A Spprev (São Paulo Previdênci­a) afirma que, até sexta-feira, não havia processo para homologaçã­o da CTC da leitora, e que esse processo começa no órgão de origem, no caso, a Secretaria de Estado da Educação. A Educação diz que não é possível emitir a CTC da leitora porque ela é servidora inativa. Segundo regras da Previdênci­a, apenas ex-servidor consegue o documento. Inativos não.

 ?? Taba Benedicto/folhapress ?? Rosilene Maria Pinica Moro se aposentou em 1996 como professora, continuou trabalhand­o em escolas particular­es e quer a certidão para comprovar tempo
Taba Benedicto/folhapress Rosilene Maria Pinica Moro se aposentou em 1996 como professora, continuou trabalhand­o em escolas particular­es e quer a certidão para comprovar tempo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil