Agora

Parque de escola está fechado desde 2015

- Jéssica Lima

O parque infantil e toda a área verde que fica ao fundo da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José Vicente da Cunha, na região de São Mateus (zona leste de São Paulo) estão interditad­os desde 2015 por causa de um muro rachado que corre o risco de cair.

Segundo funcionári­os, três casas antigas foram construída­s no terreno da prefeitura, rente ao muro, e a Defesa Civil interditou o local ainda na gestão Fernando Haddad (PT). O espaço é arborizado, com quadra, casa de artes, escorregad­or, gangorra, trepa-trepa e macaquinho.

Desde então, as crianças só podem brincar dentro da escola e em outra área menor, na lateral. O espaço não comporta os quase 400 alunos. Ainda segundo funcionári­os, a prefeitura teria dado o prazo de 20 anos pra resolver o problema.

“As crianças não podem ficar seis horas presas sem recreação. Queremos que seja feito uma nova avaliação para ver se dá para liberar uma parte desse espaço com outro acesso, longe do muro”, disse o aposentado Jorge Alberto Carneiro, 55 anos.

A dona de casa Márcia dos Reis, 35 anos, disse que, por causa do transtorno, até cogitou mudar a filha de colégio. “Não tem onde ela brincar direito. As crianças só ficam na sala de aula e no pátio do refeitório”, reclamou.

“Essa interdição atrapalha sim, porque as crianças vêm para a escola por tudo isso: estudar e brincar, então acaba desmotivan­do elas de virem”, contou a auxiliar de limpeza Gabriela Leite Ribeiro, 29 anos.

Segundo a dona de casa Camila dos Santos, 20 anos, a diretora costuma falar sobre o problema do muro nas reuniões com os pais de alunos. “Ela [a diretora] pediu para que os pais também cobrassem da prefeitura uma solução”, disse Camila.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Parque infantil interditad­o na Emei José Vicente da Cunha, em São Mateus (zona leste); muro rachado corre o risco de cair e ferir crianças que estão no local
Rivaldo Gomes/folhapress Parque infantil interditad­o na Emei José Vicente da Cunha, em São Mateus (zona leste); muro rachado corre o risco de cair e ferir crianças que estão no local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil