Agora

Assaltos em terminais de ônibus assustam passageiro­s

Na zona leste e no centro, usuários relatam abordagem dos criminosos à mão armada

- Clara cerioni

Presenciar ou ser vítima de roubos nos terminais de ônibus de São Paulo é uma realidade comum para quem depende do transporte público na cidade.

No terminal de ônibus, anexado à estação Penha (zona leste) do metrô, os comerciant­es dizem testemunha­r quase diariament­e cenas assim. “A cada dois ou três dias eles passam aqui e levam os celulares de todos que estão na fila”, conta o dono de um quiosque, que pediu anonimato.

No dia 5 de junho, uma secretária de 38 anos, que preferiu não se identifica­r, presenciou um assalto ocorrido na passarela que dá acesso ao terminal. Segundo seu relato, os suspeitos ameaçavam a vítima: “se você fizer algo, eu atiro”. A secretária contou que, na hora, muitos passageiro­s disseram que aquele tipo de crime era comum no local.

Em outro terminal, também no bairro da Penha, a frequência de assaltos à mão armada nos pontos externos à estação tem assustado moradores e comerciant­es. “Nas últimas semanas, três pessoas foram vítimas dos ladrões”, conta o taxista Roberto Costa, de 40 anos.

Mesmo no Terminal Cidade de Tiradentes (zona leste), que recebeu reforço na segurança com a instalação de catracas, os passageiro­s continuam vulnerávei­s. Para o estudante Lucas Matheus, de 16 anos, a colocação dos equipament­os não diminuiu os roubos. “Não adianta ter catraca e não ter gente suficiente na segurança”, relata.

Apesar de as estatístic­as oficiais não apontarem aumento dos roubos nessas localidade­s, o delegado Paulo Fares do 10º DP (Penha) assume que nesses casos, normalment­e, não há registro de boletim de ocorrência.

A reportagem esteve nos três terminais e constatou a defasagem no número de agentes de segurança para a quantidade de usuários que utilizam os serviços.

 ?? Ronny Santos/folhapress ?? Passageiro­s acessam a entrada do terminal de ônibus do metrô Penha, na zona leste de São Paulo; os usuários relatam assaltos à mão armada com frequência; polícia pede para fazer boletim de ocorrência
Ronny Santos/folhapress Passageiro­s acessam a entrada do terminal de ônibus do metrô Penha, na zona leste de São Paulo; os usuários relatam assaltos à mão armada com frequência; polícia pede para fazer boletim de ocorrência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil