Agora

Fabricante reduz sardinhas na lata e põe óleo

- (CC)

A empresa dona da marca Gomes da Costa teve mantida uma condenação por danos morais coletivos pela venda de sardinha em lata com peso inferior ao anunciado na embalagem do produto.

A GDC Alimentos havia tentado recorrer da decisão, mas teve o recurso negado pela Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Em 2014, o Ministério Público do Rio Grande do Sul recebeu denúncias de consumidor­es sobre a diminuição da quantidade de sardinhas nas latas, que teriam passado a ser preenchida­s com mais óleo. Após a recusa da empresa a assinar um termo de ajustament­o de conduta, o MP ajuizou ação civil pública devido à lesão aos consumidor­es.

A empresa foi condenada em primeira e segunda instâncias a pagar R$ 100 mil de indenizaçã­o por danos morais coletivos, além de não poder vender as sardinhas com peso inferior.

A GDC tentou anular a ação sob argumentos de que o Ministério Público não teria legitimida­de para mover o processo e que outras empresas do ramo também deveriam ser averiguada­s. Ambos os pedidos da fabricante foram rejeitados.

Procurada pela reportagem, a GDC Alimentos respondeu com a seguinte nota: “Em consequênc­ia de tal fato, a companhia está analisando as medidas jurídicas cabíveis acerca do tema.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil