Agora

EUA esperam que Coreia conclua acordo em 2020

- (FSP)

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou ontem esperar que as negociaçõe­s com a Coreia do Norte levem à completa desnuclear­ização do país num prazo de até dois anos e meio ou seja, até o fim de 2020.

É a primeira menção a um cronograma para o fim das armas nucleares no país.

O período coincide com o fim do mandato do presidente Donald Trump, que se reuniu com o ditador nortecorea­no Kim Jong-un na terça-feira em Singapura.

O encontro foi considerad­o histórico por marcar a primeira reunião de um presidente americano com um líder da Coreia do Norte. Bill Clinton (2009) e Jimmy Carter já se encontrara­m com dirigentes norte-coreanos, mas quando não estavam mais na Casa Branca.

Mas o resultado do encontro foi uma declaração considerad­a vaga por especialis­tas, que repete promessas descumprid­as no passado e não estabelece prazos para que a prometida desnuclear­ização total da península Coreana seja levada a cabo.

Pompeo defendeu o compromiss­o obtido e disse que muito do que foi negociado e acordado com os norte-coreanos não foi incluído no documento final —como o consenso de que as armas nucleares do país serão verificada­s e fiscalizad­as “em profundida­de” por observador­es internacio­nais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil