Agora

Insatisfaç­ão com economia puxa reprovação de Temer

Pesquisa do Datafolha mostra que aspectos mais citados são desemprego e preço dos combustíve­is

- (FSP)

A impopulari­dade recorde de Michel Temer se deve essencialm­ente à insatisfaç­ão com o desempenho do governo na economia e outras áreas. A imagem pessoal do presidente e o desgaste causado por escândalos de corrupção são laterais, aponta pesquisa do Datafolha.

Em levantamen­to realizado em 6 e 7 de junho, o instituto identifico­u que 82% da população considera a gestão ruim ou péssima, 14%, regular e 3%, ótima e boa. É o pior desempenho de um presidente desde a redemocrat­ização.

Entre aqueles que reprovam Temer, 51% citaram espontanea­mente sua gestão na economia como razão para o descontent­amento.

Os aspectos mais criticados foram desemprego (13%), preço dos combustíve­is (13%) e impostos (10%).

Outros 21% disseram que não aprovam o governo de forma geral, alegando motivos como “não ter feito nada pelos pobres” (7%) e despreparo ou incompetên­cia (5%).

Entre os entrevista­dos, 15% mencionara­m corrupção e desonestid­ade como fundamento da má avaliação, sendo que 7% classifica­ram ele como corrupto ou ladrão. A imagem do emedebista foi citada por 5% como base da reprovação.

Em contraste com os atuais 82% de Temer, o governo Dilma Rousseff (PT) era avaliado ruim e péssimo por 28% em junho de 2014, o que foi suficiente para ela ser vaiada na Copa no Brasil.

Dois anos depois, foi a vez de Temer ser hostilizad­o na na Olimpíada no Rio.

O pente-fino na reprovação de Temer contrasta com o discurso adotado pelo governo, segundo o qual a Lava Jato e o seu noticiário ofuscam avanços conquistad­os.

‘Assassinat­o civil’

No dia seguinte à publicação da pesquisa Datafolha que mostrou a impopulari­dade recorde de Temer, o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) afirmou, na segunda-feira, que “vazamentos representa­m um assassinat­o civil e político do presidente”. Ótimo ou bom Entre os que avaliaram Temer como ruim ou péssimo No universo dos que reprovam o governo, mais da metade justifica sua avaliação negativa com menções ao desempenho na economia Por não aprovar o seu desempenho na economia Por não aprovar o seu desempenho Corrupção/desonestid­ade Falta de investimen­tos na área da saúde Falta de investimen­to na área da educação Greve dos caminhonei­ros Outros

51

21 15 11 9 6 37

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil