Agora

Fúria explode

A Espanha demite o técnico a dois dias da estreia; comandante cai por negociar sua ida ao Real Madrid

- Luís andré rosa (Com FSP)

Seria normal um treinador, no caso Julen Lopetegui, 51 anos, definir o seu futuro mesmo com a cabeça na Copa do Mundo.

O problema é que este profission­al não comunicou aos seus superiores, que renovaram seu contrato havia menos de um mês (para mais dois anos), que estava negociando e posteriorm­ente acertou para dirigir o seu clube de coração, o Real Madrid, por três temporadas.

A confirmaçã­o do acordo, anteontem, caiu como uma bomba na concentraç­ão da Fúria, em Krasnodar.

Por causa disso, o presidente da Real Federação Espanhola, Luis Rubiales, sentiu-se apunhalado pelas costas, demitiu Lopetegui e anunciou o ex-zagueiro Fernando Hierro (leia abaixo), diretor esportivo das seleções, como novo técnico.

“Em nenhum momento fomos informados. Soubemos cinco minutos antes do comunicado. Hierro não sabia de nada e não tem responsabi­lidade. Pedi que isso não se tornasse público, mas era impossível”, disse Rubiales, em entrevista coletiva.

“Sei que haverá críticas, mas os valores da Federação estão acima de tudo”, completou o cartola.

Elenco descontent­e

As primeiras broncas partiram dos jogadores, que tentaram, com ajuda de dirigentes, que o presidente desistisse dessa decisão.

Sergio Ramos, Andrés Iniesta, David Silva, Gerard Piqué, Sergio Busquets e Pepe Reina se reuniram com Rubiales horas antes do anúncio da demissão, imploraram, mas não conseguira­m demovê-lo de ideia.

O fato é considerad­o a maior crise na história da Espanha por acontecer em um momento em que o país, que estreia amanhã contra Portugal, às 15h (horário de Brasília), em Sochi, é um dos favoritos ao título na Rússia.

Porém, não é a primeira vez que a seleção passa por uma situação como essa.

Em 1980, três dias antes do início da Euro, László Kubala, ídolo histórico do Barcelona, era técnico da Fúria e acertou contrato com o clube no qual era venerado —e onde tem uma estátua.

Foi mantido pela federação e trabalhou até a eliminação no torneio europeu.

 ?? Stringer/reuters ?? O novo técnico da Espanha, o ex-zagueiro Fernando Hierro, dirige a seleção no seu primeiro treinament­o; ele assumiu após a queda de Julen Lopetegui
Stringer/reuters O novo técnico da Espanha, o ex-zagueiro Fernando Hierro, dirige a seleção no seu primeiro treinament­o; ele assumiu após a queda de Julen Lopetegui
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil