Agora

Palco histórico vai abrir a Copa

- (FSP)

Inaugurado em 1956 e hoje chamado de estádio Lujniki, o palco de sete partidas da Copa do Mundo de 2018, incluindo abertura e final, também foi importante para outro evento esportivo sediado na Rússia, a Olimpíada de 1980. Na época, o local, que fica em Moscou, ainda se chamava estádio Lenin, nome que perdurou até 1992.

Em 1980, quando o estádio recebeu as cerimônias de abertura e de encerramen­to dos Jogos, o mundo conheceu o ursinho Misha, uma das mascotes mais populares da história olímpica —o animal é símbolo da Rússia.

Na festa de encerramen­to, uma imagem ficou marcada: o ursinho, estampado em um mosaico de coreógrafo­s que levantavam placas coloridas na arquibanca­da, chorou —lágrimas caíram do seu olho esquerdo.

A cerimônia de abertura da Copa da Rússia terá início hoje, às 11h30 (de Brasília), pouco antes do jogo de abertura entre Rússia e Arábia Saudita, às 12h.

A festa será bem mais curta que a da Copa-2014, no Brasil, e terá um número musical com o cantor inglês Robbie Williams, que dividirá o palco com a soprano russa Aida Garifullin­a.

O outro nome de peso no Lujniki será Ronaldo Fenômeno, campeão da Copa em 1994, na Itália, e em 2002, na Coreia do Sul e Japão.

“A abertura é um momento especial. Eu senti isso no Brasil e agora estou contente em poder dividir essa alegria com os russos”, declarou Ronaldo Fenômeno.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil