Agora

Saiba como vai funcionar o árbitro de vídeo na Copa

Mundial na Rússia será o 1º com o uso de tecnologia para auxiliar os árbitros em lances polêmicos

- Luciano trindade (com FSP)

Nesta Copa do Mundo, o famoso bordão do narrador Silvio Luiz poderia ganhar uma nova versão. Em vez de falar “olho”, ele poderia gritar: “Vídeo no lance!” É que será o primeiro Mundial com o uso do VAR (sigla em inglês para árbitro de vídeo), uma tecnologia para auxiliar os juízes em suas marcações.

O VAR já foi testado pela Fifa no último Mundial de Clubes e também na Copa das Confederaç­ões 2017. Antes de ser inserido na Copa, ele passou por algumas mudanças de procedimen­tos, como a recomendaç­ão de utilizar o recurso apenas como suporte, auxiliando no menor número de decisões possível.

“Não queremos mudar a essência do árbitro e que em toda jogada ele faça questionam­entos se fez ou não a marcação correta”, afirmou o diretor do departamen­to arbitragem da Fifa, o suíço Massimo Busacca, que apitou nas Copas de 2006 e 2010.

Mesmo assim, não há limite de vezes para acionar o VAR. Em geral, caberá ao assistente de vídeo avisar que é necessário uma revisão. Em última instância, as decisões sobre as marcações sempre serão do árbitro de campo.

Segundo estudo da Fifa, as decisões devem ser tomadas em um intervalo de 30 segundos a um minuto, média apontada durante testes.

O árbitro, contudo, só poderá consultar o monitor para decidir sobre lances interpreta­tivos, como quando a bola bate na mão de um jogador e é preciso determinar se o atleta teve ou não intenção de desviá-la. Em lances não interpreta­tivos, como impediment­os, a recomendaç­ão é aceitar as informaçõe­s do assistente de vídeo.

Uma decisão indicada pelo VAR em casos de gols, pênaltis ou impediment­os, no entanto, só mudará a marcação do árbitro antes que haja a sequência do jogo.

Informação

Em cada jogo, um oficial da Fifa informa a geradora oficial da Copa do Mundo, os comentaris­tas de TV e os criadores de infográfic­os sobre os passos da revisão da arbitragem, incluindo o motivo da revisão e o resultado.

Já o público vai ser informado por meio de sinalizaçõ­es feitas pelo próprio árbitro de campo (confira o gráfico abaixo).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil