Agora

Escada engana pedestres na passarela de Congonhas

- (FSP)

Uma escada espiral dá acesso, pelo canteiro central da avenida Washingon Luís, na zona sul, à passarela que leva até o aeroporto de Congonhas, mas quem decide utilizá-la é surpreendi­do ao encontrar a passagem trancada com cadeado.

Ela é parte da nova passarela de Congonhas, reinaugura­da em janeiro. A reforma, de R$ 6,7 milhões, foi bancada por empresas na gestão João Doria (PSDB), após mais de dez anos de idas e vindas em projetos de restauraçã­o. A passagem, por onde passam cerca de 5.000 pessoas diariament­e, foi projetada em 1970 pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas. Por ser parte do projeto original, foi mantida mesmo sem função.

Na época, havia um estacionam­ento no canteiro central, e a escada ligava o espaço à passarela. Hoje a área é coberta por um gramado e árvores. Em teoria, o pedestre não teria como alcançá-la pois não há semáforos ou faixas. Se saltar de carro no local, além do risco de atropelame­nto, ficará ilhado.

Uma placa e algumas estacas, que delimitam parte do canteiro, indicam que o pedestre não é bem-vindo ali. De longe, entretanto, a escada parece um acesso rápido.

A prefeitura, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), afirmou que a Associação dos Amigos da Passarela responderi­a às perguntas, apesar de o projeto ser uma parceria e ter sido aprovado pela administra­ção. “Será estudada e apresentad­a uma alternativ­a que torne mais clara a função histórica da escada”, disse a associação.

 ?? Diego Padgurschi/folhapress ?? Acesso de escada para a passarela do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, fica trancado
Diego Padgurschi/folhapress Acesso de escada para a passarela do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, fica trancado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil