Agora

62% de jovens dizem querer deixar o Brasil

Pesquisa Datafolha mostra que maioria de adultos com nível superior gostaria de morar fora do país

- (FSP)

Cerca de 70 milhões de brasileiro­s com 16 anos ou mais deixariam o Brasil se pudessem, mostra o Datafolha. Na pesquisa, feita em todo o Brasil em maio, 43% da população adulta diz querer sair do país. Entre os de 16 a 24 anos, a porcentage­m é 62% —são 19 milhões de jovens, o equivalent­e à população de Minas Gerais.

O êxodo não fica só na intenção. O número de vistos para imigrantes brasileiro­s nos EUA, país preferido dos que querem se mudar, foi a 3.366 em 2017, o dobro de 2008, início da crise global.

Pedidos de cidadania portuguesa aceleraram. Só no consulado de São Paulo, houve 50 mil concessões desde 2016. No mesmo período, dobrou o número de vistos a estudantes, empreended­ores e aposentado­s a fim de se fixar em Portugal.

Flavio Comin, professor de economia da Universida­de Ramon Llull (Barcelona), avalia que a frustração influencia na mudança, facilitada. “Na internet, dá para ver onde morar. E o Brasil de 2010 promoveu expectativ­as de um país diferente. O tombo foi maior ao se descobrir que não estava tão bem.”

Não só jovens querem ir embora: há maioria entre quem tem ensino superior (56%) e na classe A/B (51%). A produtora Cássia Andrade, 45, embarca para o Canadá até agosto. “Não faz sentido ficar só porque sou brasileira e não desisto nunca.” Ela só não fechou sua empresa pois quer manter projetos daqui.

A chance de atuar no Brasil mesmo de fora atenua a chamada “fuga de cérebros”, diz Marcos Fernandes, pesquisado­r do Cepesp FGV.

Uma consequênc­ia seria o intercâmbi­o de conhecimen­to. “Mas o governo precisa gerar estabilida­de e cresciment­o para que os tecnólogos e empreended­ores voltem mais rapidament­e.” 14

 ??  ?? Portugal
Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil