Agora

Direitista é favorito no segundo turno à Presidênci­a da Colômbia

Iván Duque ainda tem vantagem sobre o esquerdist­a Gustavo Petro em pesquisas; a eleição será hoje

- (FSP)

Embora pesquisas tenham mostrado aumento das intenções de voto no candidato esquerdist­a Gustavo Petro, 58 anos, é o direitista Iván Duque, 41 anos, quem chega ao segundo turno da eleição presidenci­al da Colômbia, hoje, como favorito.

É a primeira votação para mandatário da nação após o acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia).

O novo presidente encontrará um país com economia em recuperaçã­o (projeção de cresciment­o de 3% para 2018) e projeto de paz por terminar de ser implementa­do. Entre outros desafios, estão a redução da desigualda­de e da pobreza extrema.

Nas últimas semanas, Petro, que teve 4,8 milhões de votos no primeiro turno (25%), recebeu o endosso de parte do eleitorado de Sergio Fajardo (centro-esquerda), que ficou em terceiro lugar, com 4,6 milhões de votos (24%). Também avançou entre os ex-eleitores do Partido Liberal, que teve votação pífia e reinava no Caribe.

Mas as pesquisas (que erram muito na Colômbia) dão ainda um amplo favoritism­o a Duque. Com a disputa entre dois extremos, é possível que a presença às urnas diminua —foi de 52% no primeiro turno, um recorde para padrões da Colômbia. Se a abstenção for alta, analistas projetam a vitória de Duque.

Os dois candidatos enfatizara­m a criação de empregos formais como prioridade. Duque defendeu mais abertura estímulo ao empreended­orismo, e Petro prometeu proteção aos mais pobres.

Duque se preocupa com o acordo de paz com as Farc, sobretudo com a eleição de pessoas com ondenações prévias e a anistia a narcotrafi­cantes. Petro defende a implementa­ção total do pacto aprovado em 2016.

 ?? Fredy Builes/reuters ?? O esquerdist­a Gustavo Petro cresceu em intenções de voto nesta reta final
Fredy Builes/reuters O esquerdist­a Gustavo Petro cresceu em intenções de voto nesta reta final
 ?? Luis Robayo/afp ?? Iván Duque se manteve na liderança em pesquisas eleitorais de seu país
Luis Robayo/afp Iván Duque se manteve na liderança em pesquisas eleitorais de seu país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil