Agora

Doenças de pele aumentam no inverno por ressecamen­to

Enfermidad­es têm sintomas similares. Hidratar a pele é o melhor remédio, segundo especialis­tas

- Tatiana cavalcanti

Doenças de pele tendem a piorar no inverno por conta do ressecamen­to causado na estação mais fria do ano. Não é grave na maioria dos casos e, quase sempre, essas enfermidad­es são tratáveis apenas com hidratação, cremes ou xampus.

“São doenças que existem o ano todo, mas pioram no inverno, justamente porque é a estação que causa mais ressecamen­to da pele”, diz Caio Lamunier, dermatolog­ista da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia e do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A mais conhecida é a dermatite seborreica, popularmen­te chamada de caspa. Um dos sintomas é que descama a pele, principalm­ente na face e no couro cabeludo, além de provocar intensa oleosidade e coceira.

Já a psoríase causa inflamação na pele, vermelhidã­o e descascame­nto. “Uma das causas é o banho com a temperatur­a muito quente. Para evitar, é aconselháv­el tomar banhos mais mornos e mais rápidos”, explica Lamunier. “Outra causa é abafar a pele, como usar um gorro na cabeça”, exemplific­a.

Já a dermatite atópica, uma das mais comuns, acontece em peles menos lubrificad­as e acomete especialme­nte crianças de 2 a 10 anos. “Mas os primeiros sinais podem surgir aos seis meses”, conclui Lamunier.

A especialis­ta Gisela Rosa Franco Salerno, professora de dermatolog­ia funcional do Mackenzie, lembra ainda do eczema, para quem tem sensibilid­ade da pele. “Em peles mais claras, aparecem vermelhões. Quando a pessoa é exposta ao sol, fica com uma espécie de queimadura”.

Há ainda a ictiose vulgar, que deixa a pele extremamen­te seca. Todos os especialis­tas afirmam que hidratar a pele duas vezes ao dia é o melhor remédio, além do uso diário do protetor solar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil