Agora

Contra o seu maior algoz, Neymar comanda o Brasil

Sem estar fisicament­e no ponto, o atacante é a maior esperança da seleção brasileira contra ferrolho suíço

- (FSP)

Rostov Recuperado de cirurgia no pé direito, o camisa 10 dará o primeiro passo rumo ao maior desafio de sua carreira: comandar o Brasil na conquista do sexto título mundial e, assim, credenciar-se para ser eleito o melhor jogador do mundo.

Para isso, terá um velho obstáculo pela frente logo de cara, a Suíça, rival europeu que mais vezes o derrotou.

O primeiro revés foi há nove anos, pela Copa do Mundo sub-17, quando o time europeu venceu por 1 a 0 e eliminou a geração nascida em 1992. Aquela equipe também tinha Philippe Coutinho, Casemiro e Alisson.

Do lado suíço, Xhaka, Seferovic e Rodriguez estavam entre os relacionad­os para o jogo, realizado na Nigéria, em 2009 —apenas os dois primeiros entraram em campo. Hoje, os três são titulares.

Apesar dos jovens astros, a campanha foi uma das piores da história brasileira em todas as categorias, dos juniores aos profission­ais.

Apenas em outras quatro oportunida­des a seleção caiu em uma primeira fase de Copa do Mundo: 1930, 1934 e 1966 (elenco principal) e 1987 (sub-17). O pior início possível para Neymar com a camisa verde e amarela.

Astro precoce

No ano seguinte ao vexame do sub-17, Neymar recebeu apelo popular para ser levado à Copa do Mundo da África do Sul, mas foi deixado de fora por Dunga e só estreou pela seleção principal com Mano Menezes, em amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey, já em agosto. Marcou um dos gols na vitória por 2 a 0.

“Desde as categorias de base da seleção brasileira, o Neymar já se mostrava um jogador diferente. Lembro que, para o Sul-americano de 2011, trabalhei aproximada­mente 60 dias com ele. Desde o primeiro dia, percebi que era um jogador diferente fisicament­e e taticament­e. Ele compreendi­a o que passávamos para ele”, disse Ney Franco, técnico de Neymar no título Sul-americano sub-20.

Depois do Sul-americano, Neymar tornou-se o craque e principal jogador da seleção, mesmo com apenas 19 anos de idade. No Mundial de 2014, ele chegou ao Brasil sonhando com o título e o posto de melhor do mundo.

Estava bem quando se lesionou nas quartas de final contra a Colômbia. Ausente no 7 a 1 diante da Alemanha, foi poupado das críticas. Apenas ele, Marcelo, Paulinho, Thiago Silva e Willian chegaram à Rússia.

 ?? Rodrigo Villalba/futura Press/folhapress ?? Na véspera da estreia, o atacante Neymar aparece com novo visual, com cabelo pintado de loiro e faixa na cabeça; camisa 10 começa a sua segunda Copa do Mundo com sonho de ser melhor jogador do mundo
Rodrigo Villalba/futura Press/folhapress Na véspera da estreia, o atacante Neymar aparece com novo visual, com cabelo pintado de loiro e faixa na cabeça; camisa 10 começa a sua segunda Copa do Mundo com sonho de ser melhor jogador do mundo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil