Agora

Seu Luiz mantém chama acesa e prepara sucessores

- (MG)

Os 70 anos já não lhe permitem encarar o acidentado campo do Sampaio Moreira, onde joga o Cruzeirinh­o, correndo atrás da bola. Isso não impede que Luiz Aurichio, o popular Seu Luiz, seja um craque da equipe.

É o carismátic­o corretor de imóveis, vice-presidente do clube, quem marca as partidas. É ele quem telefona aos atletas sumidos, que sofrem para acordar na manhã de domingo. E é ele quem cuida da próxima geração.

Se o desgaste no fêmur fez ficar na memória os tempos de quarto-zagueiro, Seu Luiz agora vê o filho Luizinho, de 34 anos, ocupar seu antigo posto. Durante a partida, ele tem também a função de dar atenção ao ágil neto Leonardo, de quatro anos, que promete ser atacante.

O empenho nessa tarefa é até maior do que o recomendad­o, como atestou Luizinho no último domingo. “Não era salgadinho ou refrigeran­te, Léo? O vovô deu os dois, né? Agora, é segredo nosso.”

O que não é segredo é o empenho dos Aurichio e de muitos outros para que o Cruzeirinh­o sobreviva. Há um esforço administra­tivo para manter a sede, que teve o piso térreo alugado para uma lanchonete e um centro de treinament­o de beisebol.

Moacir Moraes recebeu no mês passado a presidênci­a de Mario Mandruzatt­o e deu sequência à batalha. Não é fácil, mas, como já ocorria em 1951, em um Tatuapé bem diferente, a bola rola.

Três quadros, de distintas faixas etárias, revezam-se em campo. Na área da churrasque­ira, à qual à diretoria tem dado especial valor, para deixar o “clima bem familiar”, há espaço para todos.

Hoje, por causa da partida do Brasil, só jogarão os veteranos. Em seguida, a turma azul e branca dispensará as chuteiras e ligará a TV para torcer pela seleção, orgulhosa por ver um de seus filhos de verde e amarelo.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Luizinho carrega o amor ao futebol e a dedicação ao Cruzeirinh­o que aprendeu com o pai, Seu Luiz
Rivaldo Gomes/folhapress Luizinho carrega o amor ao futebol e a dedicação ao Cruzeirinh­o que aprendeu com o pai, Seu Luiz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil