Agora

Com ajuda da tecnologia, França supera a Austrália

- Alexandre de aquino

Árbitro precisa do VAR para dar pênalti e do chip na bola para validar um gol na vitória francesa

frança venceu o jogo porque:

1 As tecnologia­s que são utilizadas pela Fifa funcionara­m e colaborara­m com o árbitro 2 Mesmo com dificuldad­es para passar pela defesa rival, sempre procurou o gol vencedor 3 Depois de marcar o segundo gol, soube controlar bem a posse de bola e não sofreu

Se França e Austrália estivessem jogando na Copa de 1970, no México, por exemplo, muito provavelme­nte o placar teria sido favorável para os australian­os. Mas ontem, no Mundial da Rússia, a tecnologia venceu.

Com o auxílio do VAR (árbitro de vídeo) e também do chip implantado na bola, que serve para avisar se a bola entrou ou não no gol, o árbitro uruguaio Andrés Cunha recebeu todas as ferramenta­s necessária­s para poder fazer o certo na vitória dos franceses por 2 a 1.

Primeiro, ele assinalou um pênalti para a França utilizando o auxílio do vídeo aos 10min do segundo tempo.

No primeiro momento, o árbitro mandou o carrinho dado por Risdon em Griezmann seguir. Depois da consulta, viu o toque do australian­o na perna do francês. Griezmann abriu o placar. Depois, quando o placar já apontava 1 a 1, ele confirmou outro gol francês. Desta vez, anotado por Pogba. A pelota bateu no travessão e entrou. O goleiro australian­o chegou a pegar a bola nas mãos, mas alguns segundos depois, o tento foi validado.

Se a segunda etapa foi histórica, o primeiro tempo teve um início arrasador da França, que criou quatro chances nos primeiros dez minutos. A Austrália, utilizando duas linhas de quatro bem compactas, conseguiu acertar a marcação.

A principal arma australian­a era forçar faltas para poder cruzar bolas na área. E foi assim, em uma falta lateral, que Tolisso tentou cortar o cruzamento e quase marcou contra. Lloris fez defesaça.

Na etapa final, os franceses chegaram ao primeiro gol de pênalti, graças ao VAR. Griezmann, aos 13min, cobrou no canto esquerdo de Ryan e fez 1 a 0. Em desvantage­m, os australian­os saíram para o abafa e contaram com a ajuda de Umtiti para empatar.

O zagueiro fez um pênalti tolo ao botar a mão na bola para cortar um cruzamento. Jedinak bateu no canto esquerdo de Lloris, que saltou para o outro lado, e guardou.

O gol fez os australian­os tentarem segurar o placar.

Mas eles acabaram sendo castigados aos 34min, com o gol anotado por Pogba. Lloris Pavard Varane Umtiti Hernández Kanté Tolisso (CA)

Matuidi Pogba Mbappé Dembelé

Fekir Griezmann

Giroud depois

 ?? Kirill Kudryavtse­vr/afp ?? Montagem mostra o árbitro uruguaio Andrés Cunha conferindo o vídeo do pênalti sofrido por Griezmann e o momento em que o francês efetua a cobrança
Kirill Kudryavtse­vr/afp Montagem mostra o árbitro uruguaio Andrés Cunha conferindo o vídeo do pênalti sofrido por Griezmann e o momento em que o francês efetua a cobrança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil