Agora

Trump recua e imigrantes poderão ficar com os pais

Imagens de jovens detidos em centros que pareciam jaulas criaram forte pressão contra republican­o

- (Agências)

Após controvérs­ia e críticas, o presidente americano, Donald Trump, recuou e prometeu acabar com a separação de famílias na fronteira, que afastou mais de 2.300 crianças imigrantes de seus pais desde o mês passado.

Trump assinou uma ordem executiva (espécie de decreto presidenci­al) para manter as famílias unidas. O documento determina que elas fiquem em um mesmo centro de detenção, o que pode gerar contestaçã­o legal.

O presidente disse que a separação de pais e crianças foi efeito colateral indesejado da política de tolerância zero contra a entrada de imigrantes ilegais nos EUA.

Ele reiterou, no entanto, que será mantida a orientação de processar criminalme­nte os ilegais.

“Trata-se de manter as famílias unidas ao mesmo tempo em que temos uma fronteira muito forte, muito poderosa”, disse.

Ele afirmou ter ficado entristeci­do com as cenas de separação das famílias repetidas continuame­nte pela mídia dos EUA nos últimos dias —para Trump, qualquer pessoa “com coração” reagiria de forma parecida.

A divulgação das histórias de crianças separadas dos pais e a difusão de imagens de adolescent­es em centros de detenção que mais parecem jaulas criaram uma crise de grandes proporções para Trump e os congressis­tas republican­os, em ano de eleição parlamenta­r.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a primeira-dama Melania Trump teve papel importante nessa mudança de rota. Ela, que nasceu na Eslovênia, teria deixado claro para o mandatário, já há algum tempo, que era necessário tomar medidas para que as famílias continuass­em juntas.

O governo vinha mantendo que estavam apenas seguindo a orientação legal ao separar as famílias e que cabia ao Congresso fazer mudanças na legislação.

 ?? Brynn Anderson/ap ?? Crianças imigrantes fazem fila em abrigo improvisad­o nos Estados Unidos; o presidente americano assinou ontem uma ordem executiva revertendo decisão
Brynn Anderson/ap Crianças imigrantes fazem fila em abrigo improvisad­o nos Estados Unidos; o presidente americano assinou ontem uma ordem executiva revertendo decisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil