Agora

Posto de saúde é assaltado duas vezes em um mês

- (JL)

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, na Brasilândi­a (zona norte), foi invadida na quarta-feira. Ladrões furtaram a CPU do computador e um monitor. Essa é a segunda vez, este ano, que o posto de saúde é assaltado. A primeira vez foi no dia 21 de maio. Bandidos levaram três CPUS, quatro monitores, uma impressora e um no-break (aparelho que é acionado quando a energia acaba).

Segundo funcionári­os ouvidos pela reportagem, os furtos ocorrem quando a unidade está fechada. No local, há alarmes com sensores de presença e um segurança terceiriza­do que fica apenas enquanto a UBS está aberta.

As portas e janelas do posto possuem grades. Mas muros em volta são baixos e, na lateral, pela rua Conceição do Pará, há uma lixeira e o muro foi arquitetad­o com frestas, condições que favorecem a entrada de bandidos.

O professor Nelson Francisco dos Santos, 47 anos, disse que a rua da unidade não é movimentad­a e que essa UBS já foi furtada em anos anteriores. “Eu não tenho medo de vir aqui porque a abordagem não é feita de dia”.

“Desses furtos recentes eu não fiquei sabendo, só no ano retrasado. Até pra virmos ao posto de saúde corremos perigo”, desabafou a costureira Josefa Ferreira, 60.

A Coordenado­ria Regional de Saúde Norte disse, por meio de nota, que os furtos não prejudicar­am os serviços oferecidos e os atendiment­os prestados aos usuários.

“A unidade dispõe de vigilância monitorada com sensores de presença pela central da empresa de segurança terceiriza­da, que, ao disparar o alarme, desloca um segurança de motociclet­a até o local, bem como providenci­a o acionament­o da GCM (Guarda Civil Metropolit­ana)”. As duas ocorrência­s foram registrada­s no 72º DP (Vila Penteado).

 ??  ?? O professor Nelson Francisco dos Santos, 47, em frente à UBS assaltada na Brasilândi­a (zona norte)
O professor Nelson Francisco dos Santos, 47, em frente à UBS assaltada na Brasilândi­a (zona norte)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil