Agora

Trump se reúne com pais de vítimas de imigrantes ilegais

Visita acontece em meio a comoção por separação de crianças de estrangeir­os que tentam entra nos EUA

- (FSP)

“Eu não tive a sorte de ser separada por cinco ou dez dias [do filho]. Eu fui separada permanente­mente.”

Foi assim que a americana Laura Wilkerson, cujo filho foi assassinad­o por um imigrante ilegal, abriu um evento organizado pela Casa Branca ontem em meio à comoção internacio­nal sobre a prática do governo de Donald Trump de separar de crianças de seus pais imigrantes.

Ela e outras 12 mães e pais estiveram ao lado do presidente americano para contar suas histórias.

“Essas são as famílias que a mídia ignora. Não se fala sobre elas”, comentou Trump, que voltou a defender o endurecime­nto das leis migratória­s dos EUA e a proteção das fronteiras.

O republican­o não falou das famílias de imigrantes que ele prometeu reunificar, ao assinar uma ordem executiva nesta semana.

Mas o presidente citou números de um relatório do governo que indicam que 25 mil homicídios foram cometidos por imigrantes sem documentaç­ão nos EUA, ao longo de 55 anos. Crimes sexuais, foram 70 mil casos. Roubos, 42 mil.

O documento considera crimes ocorridos entre 1955 e 2010, mas 90% deles ocorreram a partir de 1990.

“Onde está a indignação da mídia com as políticas de ‘prender e soltar’ que permitem que criminosos violentos entrem em nossas comunidade­s?”, questionou Trump.

Uma das presentes ao evento, Sabine Durden, nasceu na Alemanha, país dispensado de visto de entrada nos EUA. Disse ter ido ao país legalmente, após pagar “muito dinheiro” e levar cinco anos para virar cidadã americana. “Não arrastei meu filho pelo deserto. Eu o protegi do mal”, disse.

Seu filho, Dominic Durden, foi morto em um acidente de carro em 2012, aos 30 anos. O acidente foi provocado por um imigrante ilegal.

 ?? Kevin Lamarque/reuters ?? O presidente Donald Trump e seu vice, Mike Pence, ouvem uma das mães que tiveram seus filhos assassinad­os por imigrantes ilegais nos últimos anos nos EUA
Kevin Lamarque/reuters O presidente Donald Trump e seu vice, Mike Pence, ouvem uma das mães que tiveram seus filhos assassinad­os por imigrantes ilegais nos últimos anos nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil