Agora

Sorteio é a forma mais justa para definir vaga de garagem

Cada condomínio deve definir como será o sorteio e por quanto tempo ele será válido

- Tatiana cavalcanti

A forma mais democrátic­a de distribuir as vagas para automóveis nas garagens dos condomínio­s é por meio de sorteio. Pode ser a cada seis meses, uma vez por ano ou até ser bianual. É o que garantem especialis­tas e até os próprios moradores.

No condomínio em que mora o administra­dor de empresas e síndico profission­al Paulo Lamattina, 51 anos, na Chácara Klabin (zona sul), o sorteio é misto e anual. Ele explica que, entre os presentes na reunião, primeiro é sorteado o apartament­o. “O morador ganha o direito de escolher a vaga que ele preferir, indicando na planta da garagem. E assim o sorteio vai seguindo.”

A contadora de histórias Fabiana Prando, 46 anos, acredita que sorteio é a forma mais democrátic­a, mas lamenta quando perde uma vaga boa. “A rotativida­de é justa, mas às vezes complica a vida do motorista para manobrar. Acaba criando um clima de armar uma estratégia no dia do sorteio para garantir a melhor vaga”, afirma. “Acho que é um erro das construtor­as, porque acredito que todas as vagas deveriam ser boas, não devia haver diferença”, pontua.

Ela conta que, certa vez, após o sorteio, a antiga dona da vaga quis colocar o carro. “Mesmo depois de perder a vaga no sorteio, ela queria ficar lá. Mas conversamo­s e no fim tudo se resolveu.”

Outra forma é distribuir por ordem de chegada, lembra a advogada Susana Gerke, da Advocacia Gerke. “Seja qual for a forma escolhida, é preciso ser aprovada em assembleia por maioria absoluta. A vaga faz parte da metragem do apartament­o.”

 ??  ??
 ?? Jardiel Carvalho/folhapress ?? O síndico profission­al Paulo Lamattina, 51 anos, no prédio em que mora, na Chácara Klabin (zona sul)
Jardiel Carvalho/folhapress O síndico profission­al Paulo Lamattina, 51 anos, no prédio em que mora, na Chácara Klabin (zona sul)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil