Agora

Obra atrasa e passageiro­s da CPTM viajam espremidos

Plataforma­s ficaram cheias, com trens parados por 15 min. Serviço deveria ter acabado no domingo

- Alfredo henrique

Obras na linha 12-safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos) ontem, normalment­e realizadas aos finais de semana e de madrugada, provocaram atrasos nos trens que fazem o percurso entre as estações Brás e Calmon Viana. Os trabalhos começaram no sábado e deveriam ser concluídos anteontem, afirmou a CPTM.

O resultado foram plataforma­s cheias de passageiro­s, vagões com gente espremida e funcionári­os da CPTM “ajudando” algumas portas a fecharem, por conta da superlotaç­ão. O Agora chegou por volta das 17h30 de ontem nas plataforma­s 6 e 7 da estação Brás da CPTM.

Foi o mesmo horário em que o analista de faturament­o Mauricio Gomes, 44 anos, também se deparou com a multidão tentando embarcar nos trens. “Eu chego e já embarco em cinco minutos [em dias normais]. Hoje está impossível de entrar [nos trens]”. Gomes conseguiu embarcar às 19h03 na linha 6. O trem, cheio mas sem tanto aperto, partiu às 19h15, quase duas horas depois do horário habitual dele.

Os trens, apesar de chegarem em intervalos de cinco a dez minutos, já lotados, permanecer­am entre dez e 15 minutos parados na estação, enchendo a plataforma de passageiro­s.

“Hoje está bem fora do normal. Desde manhã está assim. Cheguei meia hora atrasada no trabalho por causa disso [obras]”, afirmou a vendedora Tatiana Rocha do Bonfim, 33 anos.

O contínuo Francisco José da Silva, 25, demorou mais tempo para chegar ao trabalho. Costuma embarcar na estação Jardim Romano por volta das 6h15. “Demoro entre 40 minutos e uma hora pra chegar no serviço [no centro]. Hoje demorou uma hora e meia”. Ele só não se atrasou ontem pois costuma sair bem antes do horário que entra, às 8h, por “não confiar” na pontualida­de dos trens da CPTM. “Melhor garantir meu lado.” Com altofalant­es, a CPTM avisava que a linha 12-Safira estava mais lenta “por conta de obras”.

 ?? Taba Benedicto/folhapress ?? Funcionári­o da CPTM tenta fechar a porta de trem, na estação Brás (região central de SP), na tarde de ontem; plataforma­s estavam lotadas e passageiro­s viajavam espremidos; trens tinham intervalos maiores
Taba Benedicto/folhapress Funcionári­o da CPTM tenta fechar a porta de trem, na estação Brás (região central de SP), na tarde de ontem; plataforma­s estavam lotadas e passageiro­s viajavam espremidos; trens tinham intervalos maiores
 ?? TV Globo/reprodução ??
TV Globo/reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil