Agora

Grana do Pis/pasep deve ser sacada até sexta

Trabalhado­res que têm direito devem procurar uma agência da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil

- Clara cerioni cristiane gercina

Termina nesta sexta-feira, dia 29, o prazo para os trabalhado­res sacarem a grana do Pis/pasep. A Caixa Econômica Federal, que paga o PIS, e o Banco do Brasil, responsáve­l pelo Pasep, estão liberando o abono e a cota.

Ao todo, mais de 2 milhões de trabalhado­res não retiraram o abono salarial. Segundo o Ministério do Trabalho, há disponível R$ 1,6 bilhão.

Quem tiver direito e não fizer o saque ficará sem a grana. O abono do Pis/pasep é destinado a profission­ais da iniciativa privada e servidores que trabalhara­m formalment­e no ano-base de 2016, ganhando até dois salários mínimos. Além disso, é necessário estar inscrito há pelo menos cinco anos no fundo Pis/pasep.

Cota

Já a cota é paga para quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor de 1971 a 4 de outubro de 1988.

Na sexta-feira, vence o prazo para profission­ais que trabalhara­m formalment­e neste período e, hoje, tem idade entre 57 e 59 anos.

Neste caso, porém, o trabalhado­r terá uma nova chance de resgatar o dinheiro: a partir de 8 de agosto. A data-limite vence em 29 de setembro. Depois, a cota só será liberada nas situações já previstas na lei, como ter idade acima de 60 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil