Agora

Idosos seguem trabalhand­o para ter renda maior

Pesquisa mostra que os profission­ais com mais de 60 anos têm adiado a saída do mercado de trabalho

- Fernanda brigatti

Os idosos estão ficando por mais tempo na ativa, constatou o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em análise divulgada ontem. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, a população ocupada com mais de 60 anos cresceu 8%, enquanto na faixa de 25 a 39 anos, o avanço foi de apenas 0,9%.

Esse cresciment­o, segundo o Ipea, não ocorre pelo aumento do número de trabalhado­res idosos que deixam a inatividad­e, ou seja, eles não estão voltando ao mercado de trabalho. O movimento é inverso: mais idosos estão seguindo em atividade por mais tempo.

A análise do Ipea tem como base dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e os resultados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos) e não detalha, por exemplo, se esses trabalhado­res mais velhos estão ou não aposentado­s.

Para a pesquisado­ra Maria Andréia Lameiras, do Ipea, essa continuida­de no mercado está relacionad­a à possibilid­ade de manter uma renda maior. A expectativ­a de vida mais longa também tem efeito sobre esses dados. “Essas pessoas querem se manter ativas. Em sua grande maioria, ainda são chefes de família, aqueles que garantem o sustento da casa.” No primeiro trimestre deste ano Foi quanto a ocupação cresceu entre trabalhado­res a partir de 60 anos Foi quanto a ocupação cresceu entre trabalhado­res de 25a39 anos Sem descanso Na prática, há mais idosos que não deixam de trabalhar, sejam eles aposentado­s ou não O motivo, segundo pesquisa, é para aumentar a renda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil