Agora

Greve geral na Argentina faz companhias cancelarem voos

Voos saindo e vindo para o Brasil foram suspensos e país teve serviços afetados, como a coleta de lixo

- (Agências)

A greve dos transporte­s programada para ontem na Argentina levou as companhias aéreas Gol, Azul, Latam e Aerolíneas Argentinas a cancelarem voos que tenham como origem ou destino os aeroportos do país.

A paralisaçã­o tem como alvo o presidente Mauricio Macri e é uma nova tentativa dos sindicatos de pressionar o governo devido ao aumento de tarifas públicas, à inflação e à desvaloriz­ação do peso, moeda que perdeu mais de 30% de seu valor desde abril passado.

Não houve voos domésticos na Argentina. A Azul cancelou seus voos que saem de Belo Horizonte e da cidade de Navegantes (em Santa Catarina) para a capital argentina e também os voos que deixariam Buenos Aires em direção à capital mineira.

A Gol também cancelou todos os voos de São Paulo, Rio e Recife com origem ou destino em Buenos Aires. Para acomodar os passageiro­s afetados, a companhia teve voos extras para a capital argentina no domingo e fará o mesmo hoje.

Serviços

A greve geral afetou serviços como transporte­s, escolas, bancos, coleta de lixo e postos de gasolina no país

É a 3ª greve geral contra a política econômica do governo, que considera a paralisaçã­o como política.

Os organizado­res do protesto calculam que pelo menos 1 milhão de trabalhado­res aderiram à greve, convocada pela peronista CGT (Confederaç­ão Geral do Trabalho), que agrupa os principais sindicatos da Argentina.

O órgão convocou a greve de 24 horas junto com outros importante­s grupos para protestar contra os ajustes na economia realizados pelo governo e pedir aumentos salariais em linha com a elevada inflação esperada para este ano.

Geralmente bastante engarrafad­as, as ruas de Buenos Aires tinham trânsito leve, devido à ausência do transporte público. Na região de Rosário, onde se encontra o maior polo agroexport­ador da Argentina, os embarques de grãos foram paralisado­s.

“Não conseguimo­s exportar nada. Infelizmen­te, estará paralisado o dia todo”, disse Guillermo Wade, gerente da Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas. O mercado financeiro teve pouco movimento.

 ?? Jorge Saenz/ap ?? Policiais fazem barreira contra grevistas que queimaram pneus ontem em Buenos Aires; central sindical estima que mais de um milhão aderiram à greve
Jorge Saenz/ap Policiais fazem barreira contra grevistas que queimaram pneus ontem em Buenos Aires; central sindical estima que mais de um milhão aderiram à greve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil