Agora

Quebra-cabeças

Tite promove testes com uma equipe mais defensiva, mas pode manter os titulares para pegar a Sérvia

- (FSP)

Fernandinh­o é testado no lugar de Jesus e tem chance de iniciar o último jogo da primeira fase

Sochi e Moscou Precisando de um empate para confirmar a classifica­ção para as oitavas de final da Copa do Mundo, a seleção brasileira poderá reforçar a marcação para o jogo contra a Sérvia, na quarta-feira, às 15h.

Tite testou um esquema sem o até agora titular Gabriel Jesus e com Fernandinh­o entre os titulares. O volante entrou no meio com Casemiro e Paulinho.

O Brasil lidera o Grupo E, com quatro pontos, mesmo número da Suíça, mas um gol a menos no critério de desempate. Já a Sérvia soma três. A Costa Rica está fora.

O ensaio com a formação diferente é uma tentativa de fazer o time engrenar na competição. Nos primeiros dois jogos, a seleção sofreu, empatou com os suíços, por 1 a 1, e venceu, nos acréscimos, a Costa Rica, por 2 a 0.

Com a formação testada, Tite mudaria a posição de outros titulares da equipe. O atacante Willian seguiria no lado direito, enquanto Philippe Coutinho deixaria a faixa central para atuar pela esquerda. Neymar teria mais liberdade para jogar centraliza­do, como um falso nove.

O camisa 10 fez alguns jogos assim quando com Mano Menezes e Dunga. Com Tite, porém, seria a primeira vez.

Desde que estreou na seleção principal em setembro de 2016, o treinador jamais escalou a equipe sem um centroavan­te de referência. Gabriel Jesus, Firmino e Diego Souza foram utilizados.

O treinador ainda tem como opção manter a formação com o quarteto ofensivo ou ainda colocar Renato Augusto no lugar de um atacante, o que aconteceu durante a campanha das eliminatór­ias.

Caso confirme a mudança, o técnico repetirá o histórico da seleção em Copas. Dos cinco títulos mundiais, três tiveram alterações importante­s ao longo do torneio. Em 1958, Garrincha, Pelé e Zito entraram na equipe após um empate com a Inglaterra. Na campanha do tetra, Mazinho ocupou a vaga de Raí nas oitavas. Em 2002, Kleberson reforçou a marcação, no lugar de Juninho Paulista, nas quartas de final.

 ?? Lucas Figueiredo/cbf ?? O volante Fernandinh­o pode ocupar a vaga do seu companheir­o de Manchester CITY-ING Gabriel Jesus
Lucas Figueiredo/cbf O volante Fernandinh­o pode ocupar a vaga do seu companheir­o de Manchester CITY-ING Gabriel Jesus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil