Agora

Brasil e EUA fazem trocas de cobranças sobre migrantes

Em visita a Brasília, vice americano diz a Temer que quer reunir as famílias brasileira­s detidas

- (FSP)

Sob a tensão causada pela retenção de 51 crianças brasileira­s separadas dos pais nos EUA, o vice-presidente americano, Mike Pence, cobrou empenho do Brasil para resolver a crise migratória na região e isolar o regime Maduro na Venezuela.

A cobrança causou mal estar no governo brasileiro na primeira visita de um integrante de alto escalão do governo de Donald Trump ao país em 17 meses de gestão.

Em Brasília, Pence fez uma advertênci­a à população da América Central, de onde parte a maioria dos imigrantes ilegais com destino aos EUA. “Para as pessoas da América Central, tenho um recado, do coração: queremos que suas nações prosperem e que vocês não arrisquem suas vidas e as de seus filhos tentando vir para os EUA; se vocês não conseguem vir legalmente, não venham; cuidem de suas crianças e construam suas vidas em seus países de origem.‘

Em declaração à imprensa após encontro com Temer e almoço no Itamaraty, Pence afirmou que o governo americano está trabalhand­o para reunir as famílias, entre elas “as famílias brasileira­s que foram pegas nessa onda de imigração ilegal”. Desde que o governo Trump implemento­u a política de tolerância zero com imigração ilegal, mais de 2300 crianças foram detidas longe das famílias.

Busca

Temer afirmou que a detenção das crianças brasileira­s é um tema sensível, preocupant­e e precisa de uma solução célere. Mas ele evitou criticar a política migratória norte-americana e se concentrou na questão das crianças brasileira­s. O presidente afirmou que o Brasil está disposto a buscar os menores brasileiro­s e trazê-los de volta ao país.

Além disso, na manhã desta terça-feira, o governo americano compartilh­ou com o Brasil dados do departamen­to de segurança interna que estão sendo cruzados para agilizar a localizaçã­o das crianças brasileira­s.

“Deixe-me ser claro: os Estados Unidos sempre foi o país mais acolhedor para imigrantes em toda a história da humanidade”, afirmou. Pence, no entanto, ressaltou que o país está investindo como nunca na segurança de suas fronteiras.

“Quero dizer a todas as nações da região, com todo o respeito: da mesma maneira que os EUA respeitam suas fronteiras e sua soberania, insistimos que vocês respeitem as nossas.” Segundo ele, os EUA estão ajudando a combater o crime e o tráfico de drogas na região, as causas que levaram mais de 150 mil pessoas a imigrarem ilegalment­e para os EUA nos últimos seis meses.

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? O presidente Michel Temer recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence (à dir.) ontem em Brasília; mandatário diz estar disposto a buscar menores
Pedro Ladeira/folhapress O presidente Michel Temer recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence (à dir.) ontem em Brasília; mandatário diz estar disposto a buscar menores
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil