Agora

Moro envia inquérito de Richa à Justiça Eleitoral

- (FSP)

Obedecendo determinaç­ão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o juiz Sergio Moro encaminhou inquérito que envolve o ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), para a Justiça Eleitoral.

Na decisão, no entanto, o magistrado defendeu a competênci­a da Justiça Federal para tratar do caso, ressaltand­o que não se trata de “mero caixa dois”.

“Havendo indícios de contrapart­ida à vantagem financeira, é de corrupção de que se trata somente”, escreveu o juiz.

Em maio, Moro reconheceu a competênci­a do juízo para apurar suposto crime de corrupção praticado na gestão Richa. Segundo delação, em 2014 o governo estadual recebeu R$ 4 milhões da Odebrecht em troca do favorecime­nto em licitação para a duplicação da PR-323.

Segundo laudo da PF (Polícia Federal), os sistemas de contabilid­ade paralela da Odebrecht indicam pagamentos atrelados ao centro de custo da obra da PR-323. Outros arquivos, de acordo com a polícia, fazem referência­s a Beto Richa.

Além disso, o Ministério Público informou que Nelson Leal Júnior, ex-diretor do DER do Paraná, confirmou o direcionam­ento da licitação para a empreiteir­a.

Em nota, a assessoria de imprensa de Richa afirmou que a decisão do STJ foi “perfeita e justa” ao reconhecer a competênci­a da Justiça Eleitoral, “onde os fatos serão devidament­e esclarecid­os, e afastando qualquer hipótese de pagamento de vantagens indevidas”.

 ?? Zanone Fraissat - 8.nov.17/folhapress ?? O ex-governador do Paraná, Beto Richa
Zanone Fraissat - 8.nov.17/folhapress O ex-governador do Paraná, Beto Richa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil