Agora

Vídeo muda 9 de 11 lances interpreta­tivos

- (FSP)

O uso da tecnologia VAR (árbitro de vídeo) pela primeira vez em uma Copa não acabou com as polêmicas.

Um levantamen­to feito pela reportagem após 40 jogos até agora no torneio mostrou o uso do recurso em 17 oportunida­des. Em 11 delas, questões de interpreta­ção do árbitro em campo definiram o desfecho —em todos eles, sempre usando o monitor ao lado do gramado. Em 9 das 11, a decisão inicial do árbitro foi alterada em seguida.

Um exemplo aconteceu no empate entre Portugal e Irã. O paraguaio Enrique Cáceres não notou um tapa de Cristiano Ronaldo em um adversário. Foi avisado pelo ponto eletrônico, correu para o monitor e, aí sim, resolveu amarelar o português.

Na primeira rodada, um pênalti Griezmann só foi assinalado após o árbitro avaliar que o zagueiro australian­o acertou o francês antes de desviar a bola. Em compensaçã­o, na vitória da Argentina sobre a Nigéria, a avaliação inicial persistiu. Foi claro o toque de mão de Rojo na área. O turco Cüneyt Çakir não viu, mas foi avisado de uma possível infração, correu para o monitor e resolveu não assinalar a penalidade a favor dos nigerianos. No retorno ao gramado, explicou a Mikel que, em sua interpreta­ção, o toque da bola na cabeça antes de chegar ao braço era o necessário para não apontar a marca da cal.

O uso do monitor sempre ocorreu desde que o VAR foi usado pela primeira vez pela Fifa, no Mundial de Clubes de 2016. Porém, houve mudança de protocolo na Rússia. Agora, em apenas algumas situações o juiz pode consultar o replay: impediment­o de jogadores em lances de gol; e faltas que levem a um gol, à marcação de penal ou que possam gerar expulsão com vermelho direto.

A Fifa, em nota, disse que está “extremamen­te satisfeita com o nível de arbitragem e o sucesso na implementa­ção do VAR”.

 ??  ?? O árbitro paraguaio Enrique Cáceres dá um cartão amarelo a Cristiano Ronaldo após consultar o monitor ao lado do campo; juiz havia sido avisado pelo VAR
O árbitro paraguaio Enrique Cáceres dá um cartão amarelo a Cristiano Ronaldo após consultar o monitor ao lado do campo; juiz havia sido avisado pelo VAR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil