Agora

Dedo do Pibe para quem não ama futebol

- É jornalista, é ZL, equilibrad­o e pai do Basílio Twitter: @vitao_guedes Facebook: facebook.com/blogdovita­o

Quem sabe sabe, conhece bem, como é gostoso gostar de alguém... Alô, povão, agora é fé! Ai, futebol, deixa eu gostar de você! Horas depois de França e Dinamarca maltratare­m quem gosta do esporte com um 0 a 0 mequetrefe com cara de marmelada porque interessav­a a ambos, a classifica­ção argentina, ao bater a Nigéria por 2 a 1, emocionou torcedores argentinos, nigerianos, paga-paus ou antis.

É verdade que, outra vez, o maldito VAR quis roubar a cena, parar o jogo e tentar um segundo (inexistent­e) pênalti para a Nigéria, mas, como o o árbitro de carne e osso não engoliu, falemos da ressurreiç­ão argentina!

A análise do jogo, quem não viu, pode ver com detalhes na página C1. Quero falar da emoção. Que jogo de futebol! Futebol, não videogame apitado por uma sala fora do estádio, é isso! Choro, drama, sangue, polêmica, emoção, tristeza, alegria. Messi, de direita, a “ruim”, fez um golaço. Pintura que não servia de absolutame­nte nada até o finalzinho. Quem estava pronto para acabar com ele, ficou caladinho depois do golaço e voltou a colocar as asinhas de fora após o polêmico empate nigeriano. Aí, os defensores do craque do Barça ficaram na miúda... Até Rojo fazer, no fim, o gol da classifica­ção.

E como futebol não tem lógica, razão é pura emoção, o que ficará, para o povo argentino, da sofrida (e sofrível, apesar de heroica e emocionant­e), não será a pintura de Messi após o genial passe de Banega, nem Mascherano ensaguenta­do lutando após cometer (ou não) o pênalti que quase tirou os hermanos... Como futebol é emoção pura, El Pibe Maradona, que mostrou os dois dedos do meio na arquibanca­da, é a imagem da vitória! Que venha o hexa! Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil