Agora

Banheiros da CPTM fecham às 22h e usuários reclamam

Estações funcionam das 4h à meia-noite. Companhia diz que medida é para evitar vandalismo

- Jéssica lima

Os usuários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos), empresa da gestão Márcio França (PSDB), estão reclamando do horário de funcioname­nto dos banheiros das estações, que é das 6h às 22h. Passageiro­s disseram que os sanitários deveriam ficar abertos ao público enquanto os trens estivessem em operação, de 4h até meia-noite.

“Se tem segurança o tempo todo nas estações, os banheiros deveriam ficar abertos sempre. As mulheres ainda têm outras emergência­s, então fica complicado”, disse a cuidadora de idosos Joquebede dos Santos, 44 anos.

“Saio da faculdade 23h e se eu precisar usar o banheiro da estação depois, como faz?”, questionou o ator Renan Novais, 24 anos. O estudante Alan Ramos, 25 anos, embarca por volta das 5h para ir ao estágio. “Não vejo sentido em fechar quatro horas para limpeza. Já tive até que pedir para usar o banheiro de um bar porque o da estação estava fechado”.

A reportagem visitou pelo menos uma estação de cada linha e reparou que o aviso sobre o funcioname­nto na porta dos banheiros de algumas estações diz que o motivo do fechamento é para “manutenção e limpeza”, apesar de funcionári­os passarem o dia limpando.

Em outras, o aviso diz para procurar um funcionári­o da estação “para outras informaçõe­s”, mas nem todos sabiam explicar o motivo desse horário de funcioname­nto —que já existe desde 2016—, como nas estações Presidente Altino das linhas 8-diamante e 9-esmeralda e na Água Branca da linha 7-rubi.

Uma funcionári­a, porém, disse que os banheiros ficam fechados antes das 6h e depois das 22h “porque não tem funcionári­o suficiente para ficar dentro do banheiro todo o tempo e garantir que não ocorram furtos”. Ela começa a trabalhar às 6h e sai às 14h, quando outra funcionári­a assume até as 22h.

 ?? Jardiel Carvalho/folhapress ?? Usuário entra no banheiro da estação estação Hebraica-rebouças, da linha 9-esmeralda da CPTM; companhia fecha sanitários às 22h para evitar vandalismo
Jardiel Carvalho/folhapress Usuário entra no banheiro da estação estação Hebraica-rebouças, da linha 9-esmeralda da CPTM; companhia fecha sanitários às 22h para evitar vandalismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil