Agora

Gripe já matou 608 pacientes no Brasil neste ano

- (FSP)

Dados de novo boletim epidemioló­gico do Ministério da Saúde apontam que o país já registra 3.558 casos de influenza, com 608 mortes —o equivalent­e a mais do que o dobro do mesmo período do ano passado.

O documento contabiliz­a registros de atendiment­os da chamada síndrome aguda respiratór­ia grave até 23 de junho. Destes, cerca de 60% dos casos foram causados pelo H1N1, vírus sazonal, mas apontado como de maior chance de causar complicaçõ­es especialme­nte em pessoas de maior risco, como idosos, pessoas com comorbidad­es e crianças.

Para comparação, no mesmo período de 2017, havia 1.459 casos de influenza, com 237 mortes —o que representa um aumento de 143%. Na época, o vírus predominan­te era H3N2, subtipo que também pode causar casos graves, mas sobretudo em idosos, como informa o infectolog­ista Marcos Boulos.

No início deste mês, o país registrava 2.315 casos de influenza, com 274 mortes. Dentre as mortes ocorridas neste ano, 74% foram em pacientes com ao menos um fator de risco para desenvolve­r complicaçõ­es da doença, como idosos (236 mortes), pessoas com doenças cardiovasc­ulares (143 mortes) e diabetes (109 casos).

Também cresceu o número de mortes de crianças menores de cinco anos. Só até a última semana, foram 46 casos, o triplo de igual período de 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil