Agora

Plano de saúde terá reajuste de até 10%

Aumento foi definido pela ANS e vale para convênio individual e familiar regulado pelo governo federal

- Clara cerioni

Os planos de saúde individuai­s e familiares contratado­s a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à lei nº 9.656/98 serão reajustado­s em até 10%. O aumento foi definido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementa­r) e vale de maio deste ano até abril de 2019.

A medida foi publicada ontem, no “Diário Oficial da União”. A nova cobrança começa a valer de acordo com o mês de aniversári­o dos contratos, ou seja, o mês em que o serviço foi fechado. Confira ao lado como será o pagamento dos boletos.

Atualmente, a agência regula cerca de 17% do total de 47,3 milhões de consumidor­es de planos de assistênci­a médica no Brasil, o que significa pouco mais de 8 milhões de usuários.

Segundo a ANS, o percentual autorizado é o máximo que pode ser aplicado. Dessa forma, as operadoras são livres para adotar índices menores ou manter as mensalidad­es sem reajuste.

Inflação

O reajuste está acima da projeção da inflação para 2018, que deve ficar abaixo de 4%. Em nota, a Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) disse que “os aumentos são necessário­s para manter o atendiment­o das obrigações em dia, assim como a sustentabi­lidade econômica do setor”. A Fenasaúde não se posicionou.

Entenda como virá a fatura

Para um contrato com aniversári­o em maio, cujo plano custa R$ 100

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil