Agora

Vice dos EUA visita refugiados venezuelan­os em Manaus

Entidades católicas criticam política migratória adotada pelo governo de Donald Trump

- (FSP)

No último dia de sua passagem pelo Brasil, o vicepresid­ente dos EUA, Mike Pence, visitou um abrigo em Manaus que acolhe imigrantes venezuelan­os.

O local, que foi adaptado para receber famílias inteiras e, assim, não forçar a separação de pais e filhos, está entre os que podem ser beneficiad­os pela doação de mais de US$ 1 milhão (R$ 3,8 milhões) prometida por Pence para iniciativa­s de acolhida a refugiados venezuelan­os no Brasil —o vice não fixou prazos para a liberação da verba, entretanto.

Nem o prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), nem o governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), participar­am do evento. O primeiro reclamou das exigências do protocolo de segurança, e o segundo se reuniu com ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, que está dando consultori­a para um plano de segurança pública para o governo.

Para o padre Orlando Barbosa, coordenado­r da Cáritas Arquidioce­sana de Manaus (que administra o abrigo Santa Catarina de Sena), a visita não atendeu as expectativ­as. “Ele trouxe um discurso político imperialis­ta e usou a fala dos próprios imigrantes para criticar o governo venezuelan­o. Não é só uma visita humanitári­a, e é isso que nos deixa atônitos. Mas a importânci­a desse encontro está em mostrarmos que nenhum país precisa fechar as portas nem construir muros para a cultura e as pessoas de outros países”, afirmou ele.

A ida de Pence ao abrigo em Manaus também gerou uma nota pública de entidades católicas que acolhem refugiados no Brasil.

O Serviço Pastoral do Migrante Nacional, o Serviço Pastoral do Migrante da Arquidioce­se de Manaus e a Congregaçã­o Scalabrini­ana afirmaram que o vice americano representa um governo que constrói muros e separa crianças de seus pais.

“Esse gesto do governo Trump está longe de ser humanitári­o e de [denotar] preocupaçã­o com os direitos humanos. Remete-nos a uma política de controle e colonialis­mo constante dos EUA com a América Latina”, diz a nota pública.

A visita ao abrigo Santa Catarina de Sena acontece em meio à repercussã­o negativa da política de tolerância zero do governo Trump contra a imigração ilegal, que resultou na separação de mais de 2.000 crianças dos pais (todos imigrantes ilegais), entre elas estão pelo menos 51 brasileira­s.

 ?? Ricardo Oliveira/afp ?? Mike Pence, vice dos EUA, conversa com refugiados venezuelan­os em Manaus; o prefeito Artur Neto e o governador Amazonino Mendes não foram ao evento
Ricardo Oliveira/afp Mike Pence, vice dos EUA, conversa com refugiados venezuelan­os em Manaus; o prefeito Artur Neto e o governador Amazonino Mendes não foram ao evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil