Agora

Recurso para soltar Dirceu pode ser usado por Lula

Toffoli considerou a justificat­iva do ex-ministro plausível, argumento é aplicado pelo ex-presidente

- (FSP)

O fundamento da decisão da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) que soltou anteontem dois condenados em segunda instância pode ser aplicável ao caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba.

No STF, é visto como muito provável que a maioria da Segunda Turma teria soltado Lula na terça se tivesse analisado o pedido de sua defesa que tramita na corte. Mas o relator da petição de Lula, o ministro Edson Fachin, decidiu remeter o caso ao plenário com 11 ministros.

A decisão de Fachin, entendida por colegas e pessoas do mundo jurídico como manobra para fugir do isolamento na turma, é o que dificulta agora a estratégia da defesa do ex-presidente. O pedido só deverá ser liberado para julgamento no plenário em agosto, após o recesso, e ali o resultado é incerto.

A defesa de Lula pede a suspensão dos efeitos da condenação no caso do tríplex de Guarujá. Um dos pontos diz respeito à dosimetria (o tamanho da pena), fixada em 12 anos e 1 mês para corrupção e lavagem.

Na manhã de ontem, Dirceu, solto na madrugada, não quis falar à imprensa e se limitou a palpitar sobre o último jogo do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia. “Um a zero está bom”, disse o político.

Dirceu deixou no início da madrugada de ontem o Complexo Penitenciá­rio da Papuda, no Distrito Federal, onde estava preso havia cerca de um mês.

Após ser liberado pela Justiça, Dirceu foi levado de carro ao apartament­o que possui em Brasília.

Dirceu cumpria pena após ser condenado pela segunda instância da Justiça Federal a 30 anos e 9 meses de prisão. A defesa do petista argumentou que ele não poderia ficar preso já que sua condenação não tinha transitado em julgado.

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? Após se apresentar a juiz, José Dirceu, em liberdade, se limita a apostar em placar de 1 x 0 a favor do Brasil e vai para apartament­o que tem em Brasília
Pedro Ladeira/folhapress Após se apresentar a juiz, José Dirceu, em liberdade, se limita a apostar em placar de 1 x 0 a favor do Brasil e vai para apartament­o que tem em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil