Agora

Justiça autoriza prefeitura a cremar ossadas de cemitério

Gestão Covas quer abrir mais espaço na Quarta Parada e diz que não há como identifica­r os ossos

- (FSP)

A gestão Bruno Covas (PSDB) recorreu à Justiça e conseguiu autorizaçã­o para cremar cerca de 1.600 ossadas que estão localizada­s no cemitério municipal da Quarta Parada (zona leste). A prefeitura afirma que não há mais espaço no ossuário e que as ossadas, não identifica­das e não reclamadas pelos familiares, não têm condições de identifica­ção.

A informação foi divulgada pelo site Jornalista­s Livres e confirmada pela reportagem.

A prefeitura quer cremar ossadas de exumações feitas entre 1941 e 2000. No pedido feito em fevereiro, a gestão informou à Justiça que a identifica­ção das ossadas se perdeu “em razão das intempérie­s climáticas ao longos dos anos em que os ossos estão acondicion­ados nos ossuários gerais”.

Para o advogado Pádua Fernandes, que participou das Comissões nacional, estadual e municipal da Verdade, a prefeitura incorre em diversas irregulari­dades.

“Os corpos não são da prefeitura. Pelo Código Civil, eles são das famílias. Os corpos estavam identifica­dos e a prefeitura confessa que perdeu por incúria, por descuido. A prefeitura não tem o direito de se livrar daquilo de que ela descuidou”, diz.

Para Adriano Diogo (PT), ex-deputado estadual que presidiu a Comissão da Verdade de São Paulo, há interesse da prefeitura em se livrar das 1.600 ossadas para tornar o cemitério mais atraente para a iniciativa privada —o Quarta Parada está na lista de concessões. “Dessa forma eles vão livrar a iniciativa privada da tarefa de acondicion­ar esses ossos e vão abrir espaço para que outras coisas possam ser construída­s no local.”

Diogo e Pádua Fernandes estudam fazer uma ação rescisória ou envolver o Ministério Público Federal.

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? Lateral onde ficam alojadas as assoadas retiradas dos túmulos do cemitério da Quarta Parada, na zona leste; prefeitura conseguiu aval da Justiça para cremar
Danilo Verpa/folhapress Lateral onde ficam alojadas as assoadas retiradas dos túmulos do cemitério da Quarta Parada, na zona leste; prefeitura conseguiu aval da Justiça para cremar
 ?? Daniel Moreno/folhapress ??
Daniel Moreno/folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil