Agora

Datena critica segurança pública de governos tucanos

Apresentad­or disse que sistema de segurança ‘está falido’. Ele lançou candidatur­a ontem

- (FSP)

O apresentad­or José Luiz Datena (DEM-SP) criticou ontem a segurança pública do estado de São Paulo, que foi administra­do por 23 anos pelo PSDB, partido do qual faz parte a coligação do jornalista. As críticas ocorreram no anúncio da pré-candidatur­a de Datena ao Senado.

“O PCC, criado aqui em São Paulo, é a organizaçã­o criminosa que mais cresce no mundo inteiro. Significa que o sistema de segurança pública de São Paulo, do Brasil, está falido”, atacou, em discurso acompanhad­o pelo exprefeito João Doria (PSDB), candidato ao governo do estado, e outros caciques como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro Gilberto Kassab (PSD).

A facção criminosa se fortaleceu no período dos governo tucanos. Em 2006, liderou uma onda de violência em todo o estado, com cerca de 300 atentados a prédios públicos, agências bancárias e ônibus, 80 presídios rebelados e 59 agentes de segurança assassinad­os.

Questionad­o sobre a declaração de Datena, Doria afirmou que São Paulo tem os melhores índices de segurança pública do país, mas que medidas podem ser aprimorada­s. “Não é discordânc­ia. A sinceridad­e do Datena é tão grande quanto o número de votos que ele vai ter”, afirmou. “A população de São Paulo também espera melhorias no sistema de segurança pública”, disse.

Mais críticas

Datena disputará a vaga na chapa de Doria e Rodrigo Garcia (DEM), pré-candidato a vice-governador. A segunda vaga de pré-candidato ao Senado está em aberto.

Definindo-se como político de centro, ele criticou a soltura do ex-ministro José Dirceu (PT), determinad­a pela Supremo Tribunal Federal. “Quando você solta o Zé Dirceu, que teria que cumprir pena, e não é só o Zé Dirceu, tem um monte de gente dos partidos que estão aqui lá dentro [da cadeia também], você dá a perspectiv­a de liberdade para um bandido do PCC ou do crime organizado.”

Prometendo honestidad­e, Datena justificou sua entrada na política. “Por que está do lado de tanta gente em que você mete o pau? Muito simples. Acordo bom não é aquele bom para os dois lados, é aceitar a parte ruim que vem do outro lado.”

 ?? Luiz Claudio Barbosa/código19/agência O Globo ?? O ex-prefeito João Doria (PSDB) ao lado do apresentad­or José Luiz Datena (DEM), durante o lançamento da candidatur­a do jornalista ao Senado; tucano disse que críticas são parte da ‘sinceridad­e de Datena’
Luiz Claudio Barbosa/código19/agência O Globo O ex-prefeito João Doria (PSDB) ao lado do apresentad­or José Luiz Datena (DEM), durante o lançamento da candidatur­a do jornalista ao Senado; tucano disse que críticas são parte da ‘sinceridad­e de Datena’
 ?? Reprodução/tv Globo ??
Reprodução/tv Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil