Agora

Joesley Batista e ex-procurador viram réus por corrupção

Procurador­ia acusa delatores da JBS, de oferecer vantagens indevidas a Miller, que era da Lava Jato

- (FSP)

A Justiça Federal em Brasília aceitou denúncia de corrupção contra o ex-procurador Marcello Miller, os delatores da JBS Joesley Batista e Francisco de Assis, além da advogada Esther Flesch.

A acusação, apresentad­a na segunda pela Procurador­ia da República no Distrito Federal, foi acolhida pelo juiz Francisco Codevila Pinheiro Filho, da 15ª Vara Federal.

Os quatro tornaram-se réus e vão responder a uma ação penal. Eles negam as acusações. A Procurador­ia afirma que os delatores ofereceram vantagens indevidas a Miller, valendo-se da condição dele de membro do grupo de trabalho da Lava Jato na PGR (Procurador­ia-geral da República). O objetivo seria obter um bom acordo de colaboraçã­o com a PGR, envolvendo imunidade para se livrar de penas.

A peça de acusação sustenta que fatura de R$ 700 mil, emitida por um escritório de advocacia contratado pela JBS, mostra que, ilicitamen­te, o ex-procurador receberia por horas trabalhada­s para os delatores quando ainda estava na PGR.

A denúncia diz que “um integrante do grupo da Lava Jato foi o estrategis­ta dos acordos de colaboraçã­o”, orientando delatores a “obter os benefícios da imunidade, ajudando a redigir anexos, prestando aconselham­entos jurídicos e encontrand­o-se diversas vezes com corruptore­s”.

A defesa de Joesley Batista reafirmou que o colaborado­r não praticou o crime a ele imputado. A defesa de Francisco de Assis sustentou que a J&F contratou o TRW —”banca até então referência em integridad­e”— para assessorá-la no acordo de leniência da J&F. Em nota, os advogados de Miller reafirmara­m que, em sua “atividade preparatór­ia junto à empresa J&F”, o ex-procurador “atuou em caráter privado, usando apenas seu conhecimen­to jurídico e sua experiênci­a profission­al, sem envolver nenhum aspecto da função pública”. A defesa de Esther também negou irregulari­dades.

 ?? Evaristo Sá - 28.nov.17/afp ?? O empresário Joesley Batista foi um dos acusados a virar réu e vai responder por corrupção na Justiça
Evaristo Sá - 28.nov.17/afp O empresário Joesley Batista foi um dos acusados a virar réu e vai responder por corrupção na Justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil