Agora

Ex-palmeirens­e marca e classifica a Colômbia

- (UOL)

Samara Parecia que não ia dar para a Colômbia. Mas, mesmo sem seu principal jogador, James Rodríguez, que saiu lesionado ainda no primeiro tempo, a seleção sulamerica­na contou com mais um gol de cabeça do zagueiro e ex-palmeirens­e Yerry Mina para vencer Senegal por 1 a 0, em Samara.

Com seis pontos, a Colômbia terminou na primeira colocação do grupo H. Já Senegal, com quatro, acabou com campanha idêntica à do Japão, mas levou a pior no último critério de desempate: o fair play (leia acima).

A queda trouxe um recorde negativo para os africanos que ficaram sem nenhum representa­nte no mata-mata. A última vez que isso havia ocorrido foi em 1982.

Na ocasião, só duas seleções do continente jogaram: Argélia e Camarões. Desde que os africanos passaram a ter cinco representa­ntes, na Copa de 1998, nunca tinham ficado fora das oitavas.

Precisando empatar para avançar, Senegal teve grande atuação no primeiro tempo.

Com uma marcação agressiva no meio, não deixou os colombiano­s acionarem seus principais jogadores de frente, controlou os espaços e foi o time mais perigoso no ataque, com subidas rápidas e boas trocas de passes.

A única chance da Colômbia foi em uma falta batida por Quintero e bem defendida pelo goleiro N’diaye.

Houve ainda um lance polêmico. Davinson Sánchez deu um carrinho espetacula­r e impediu uma finalizaçã­o cara a cara de Mané. O árbitro, que chegou a assinalar pênalti em um primeiro momento, beneficiou-se do VAR (árbitro de vídeo) para corrigir o erro e voltar atrás.

Mesmo sem James em campo, a Colômbia se lançou à frente no segundo tempo.

A pressão ao redor da área senegalesa aumentou, mas o time não conseguia criar chances claras. Até que veio a solução na bola parada.

Em cobrança de escanteio, Mina pulou mais alto que todo mundo e cabeceou. Foi o segundo gol dele na Copa. Ele também fez contra a Polônia.

Rodríguez preocupa

Sem entrar em detalhes sobre a lesão de James Rodríguez, que deixou o duelo com dores musculares, o técnico José Pékerman mostrou preocupaçã­o sobre a utilização dele contra a Inglaterra. “Estou muito preocupado. Ele treinou normalment­e até ontem [quarta]. Não tínhamos nenhum indício. Não sei o que vai ser”, disse.

 ?? Manan Vatsyayana/afp ?? O zagueiro Mina agradece aos céus pelo seu segundo gol na Copa, que deu a vitória à Colômbia sobre Senegal e também garantiu a vaga nas oitavas de final
Manan Vatsyayana/afp O zagueiro Mina agradece aos céus pelo seu segundo gol na Copa, que deu a vitória à Colômbia sobre Senegal e também garantiu a vaga nas oitavas de final
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil