Agora

América do Sul reage e fecha 1ª fase com 4 classifica­ções

Após 1ª rodada ruim, seleções da Conmebol se recuperam na Copa e superam europeus; só o Peru é eliminado

- Felipe cerqueira

A primeira fase da Copa do Mundo da Rússia terminou com 80% das seleções sulamerica­nas classifica­das para as oitavas de final. Dos cinco países classifica­dos para o Mundial, apenas o Peru foi eliminado após os três primeiros jogos. Argentina, Brasil e Colômbia, que chegaram à última rodada com o risco de queda, sobreviver­am. Já o Uruguai havia garantido a vaga com duas vitórias nos dois primeiros confrontos.

A Europa, que iniciou a Copa com 14 equipes, agora tem 10 (71,4% de aproveitam­ento). Assim, igualou o recorde da Alemanha-06. Na África do Sul-10 e no Brasil14, apenas seis europeus passaram da primeira fase

A América do Norte (México) e a Ásia (Japão) colocaram um representa­nte cada um no mata-mata (veja mais abaixo). Já a África ficou sem uma seleção nas oitavas pela primeira vez desde 1982.

Surpreende o desempenho dos filiados da Conmebol porque a primeira rodada foi especialme­nte tenebrosa para eles. Somente o Uruguai venceu (1 a 0 sobre o Egito). Brasil e Argentina empataram com Suíça e Islândia, respectiva­mente. O Peru estreou perdendo para a Dinamarca, e a Colômbia apanhou do Japão.

Entre os sul-americanos classifica­dos, a seleção argentina foi a que teve o pior desempenho na fase de grupos (cinco pontos em três jogos). O gol do zagueiro Rojo, aos 41min do segundo tempo, decretou a vitória sobre a Nigéria por 2 a 1, a primeira da alvicelest­e na Rússia.

 ?? /Henry Romero - 27.jun.18/reuters ?? Jogadores argentinos comemoram o gol da classifica­ção às oitavas
/Henry Romero - 27.jun.18/reuters Jogadores argentinos comemoram o gol da classifica­ção às oitavas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil