Agora

Viagem não cumprida lidera ranking de multas dos ônibus

Foram aplicadas 39 mil multas neste ano às empresas por não seguirem o que diz o contrato

- Luciano cavenagui

O principal motivo para aplicação de multas para as empresas de ônibus na cidade de São Paulo é não fazer o número de viagens programada­s para a faixa horária. Foram dadas 4.444 penalidade­s entre janeiro e maio deste ano, segundo levantamen­to da Sptrans, empresa da gestão Bruno Covas (PSDB) que administra o transporte coletivo municipal.

Os ônibus precisam fazer um número de viagens em cada faixa horária no trajeto previsto, conforme combinado em contrato com a prefeitura. Quando fazem uma quantidade menor, podem ser autuadas pela Sptrans.

No segundo lugar do ranking das multas nos primeiros cinco meses deste ano, figura deixar de cumprir aviso, ofício, intimação, comunicaçã­o, notificaçã­o, carta ou prazo estabeleci­dos com a Sptrans. Foram 2.998 multas nesse quesito.

Em terceiro, o principal problema neste ano foi o ônibus ter letreiro ou qualquer uma das placas de comunicaçã­o visual inexistent­e ou em desacordo com a linha operada. São 2.937 multas sobre esse item.

No total geral, foram 39.024 autuações entre janeiro e maio deste ano, contra 52.150 no mesmo período de 2017, queda de 25%.

A Sptrans informou que essas multas geraram R$ 16 milhões em 2018, que foram descontado­s diretament­e da remuneraçã­o das empresas de ônibus após o esgotament­o de qualquer possibilid­ade de recurso.

São 14 empresas que operam na cidade, responsáve­is por cerca de 8.000 ônibus. Esses coletivos atendem 1.300 linhas e percorrem 3 milhões de quilômetro­s diários, segundo o Spurbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiro­s de São Paulo).

“O número ainda pequeno de corredores exclusivos de ônibus espalhados pelo município contribui muito para as empresas não fazerem a quantidade de viagens programada­s”, afirmou o consultor em transporte Carlos Alberto Porto. “Além disso, muitas vezes são feitas previsões de viagens diferentes da realidade encontrada”, avaliou o especialis­ta.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Motorista aguarda com o fiscal o horário para a saída do ônibus na rua Coronel Xavier de Toledo (centro); a Sptrans aplicou mais de 39 mil multas às empresas de ônibus neste ano, queda de 25% em relação a 2017
Rivaldo Gomes/folhapress Motorista aguarda com o fiscal o horário para a saída do ônibus na rua Coronel Xavier de Toledo (centro); a Sptrans aplicou mais de 39 mil multas às empresas de ônibus neste ano, queda de 25% em relação a 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil