Agora

Radar começa a multar no túnel Ayrton Senna na 2ª

CET registrou 58 acidentes de 2012 a 2017 no complexo viário. Máxima é 50 km/h no local

- Jéssica lima

A partir desta segundafei­ra, o túnel Ayrton Senna (zona sul) passa a ter fiscalizaç­ão eletrônica de velocidade no sentido Marginal Pinheiros. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) contabiliz­ou 58 acidentes entre 2012 e 2017 no complexo viário em questão.

O radar é inédito em túnel da capital e a CET já estuda instalar mais dois: outro na Ayrton Senna, mas no sentido oposto, e um no túnel Jânio Quadros, também na zona sul. “Os novos equipament­os são de alta tecnologia que permitirá a fiscalizaç­ão inclusive de motociclet­as”, diz a prefeitura da capital, sob gestão de Bruno Covas (PSDB).

No túnel, a velocidade máxima permitida é de 50 km/ h, mas sem fiscalizaç­ão, como mostrou reportagem da Folha de S.paulo em abril. O lugar virou uma pista de corridas com velocidade­s de até 200 km/h. Os túneis Fernando Vieira de Melo e Max Feffer, ambos na zona sul, também enfrentam o problema. Para driblar a polícia, os rachas são combinados por redes sociais ou celular.

A multa para quem é flagrado em corrida de rua é de R$ 2.934,70, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito, e pode suspender o direito de dirigir e causar a apreensão do veículo.

A prefeitura disse que reforçou a sinalizaçã­o no túnel Ayrton Senna e vai colocar uma faixa informativ­a sobre a nova fiscalizaç­ão. A ideia, segundo a gestão, é “orientar o motorista sobre as regras de trânsito, fazendo com que o condutor trafegue dentro da lei, reduzindo o número de infrações, sem deixar de fiscalizar.”

Nos primeiros três meses deste ano, foram registrada­s 2.606.873 infrações de trânsito, ante 3.435.719 autuações no mesmo período do ano passado.

Os dados mostram queda de 24,12%. Desse número, 1.996.387 capturas por radar ocorreram este ano. De janeiro a março de 2017, foram e 2.591.278.

 ?? Marcelo Justo - 24.abr.2018/folhapress ??
Marcelo Justo - 24.abr.2018/folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil