Agora

Vela cai e põe fogo em área de cemitério na zona leste

- (JL) Marcus Aurelius Guerreiro Rodrigues Anna Maria Teresa Novaes

Uma quadra inteira do Cemitério da Vila Formosa (zona leste), próximo ao velório, pegou fogo no começo deste mês. Segundo funcionári­os, a vela acesa de algum túmulo caiu e, como o mato está seco, o fogo se alastrou. Ontem os túmulos ainda estavam chamuscado­s e com as identifica­ções bagunçadas.

“A grama está toda preta. Nem consigo imaginar o que eu sentiria se fosse um parente meu que estivesse ali”, comentou a doceira Rosimeire Francelina Silva, 37 anos, que estava no velório de um familiar próximo ao local.

Um funcionári­o contou que a quadra queimada seria desativada e transforma­da em estacionam­ento para o velório. No entorno do cemitério também não há zeladoria, pois há mato rente ao muro.

Em nota, o Serviço Funerário Municipal de São Paulo, sob gestão de Bruno Covas (PSDB), disse que “o fogo baixo na vegetação próxima provavelme­nte foi resultante de vela”. A conservaçã­o é feita pelas próprias famílias.

Ainda segundo a nota, a autarquia notifica os responsáve­is, mas nem sempre recebe retorno. “O período para exumação é após três anos, mas há famílias que não comparecem.”

A pasta ressaltou que “desconhece pedidos de exumações para construção de estacionam­ento no local”. Sobre a falta de zeladoria, a Prefeitura Regional Aricanduva/formosa/carrão disse que vai realizar, na próxima semana, o corte de mato.

 ?? Jardiel Carvalho/folhapress ?? Área do cemitério da Vila Formosa, na zona leste, onde uma vela que estava em um túmulo caiu sobre a grama, causando incêndio; bombeiros foram chamados 7º DIA 1º MÊS
Jardiel Carvalho/folhapress Área do cemitério da Vila Formosa, na zona leste, onde uma vela que estava em um túmulo caiu sobre a grama, causando incêndio; bombeiros foram chamados 7º DIA 1º MÊS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil