Agora

Sem Etecs, São Paulo fica em 5º entre públicas no Enem

Escolas técnicas são de responsabi­lidade do Centro Paula Souza e têm vestibulin­ho para os estudantes

- (FSP)

A média da escolas estaduais de São Paulo no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2017 é a maior do país entre as redes de outros estados, mas só quando os dados levam em conta também as Etec (escolas técnicas), que fazem seleção de alunos. Ao levar em conta só as escolas sob a responsabi­lidade da secretaria estadual de Educação, a média cai para a 5ª posição do Brasil.

A média paulista sem as Etec é superada por Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná.

A reportagem calculou médias por escola no Enem 2017 a partir dos dados brutos e oficiais. Só tiveram média calculadas unidades em que pelo menos metade dos alunos do 3º ano tenham participad­o.

O método é o mesmo adotado pelo MEC (Ministério da Educação) em divulgaçõe­s recentes. O governo deixou de divulgar as médias por escola há dois anos.

Esse método já revela a dificuldad­e da rede paulista em estimular seus alunos a fazer o Enem. Isso já ocorria nos rankings de anos anteriores, mas o número de escolas estaduais que tiveram ao menos 50% dos alunos no Enem foi menor em 2017.

Só 740 das 3.819 escolas estaduais paulistas alcançaram a participaç­ão mínima. Elas tiveram nota média de 509,70 na parte objetiva da prova (leva em conta provas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza). Na redação, a média foi de 541,61. A média no Enem 2017 consideran­do todos os participan­tes foi de 514,65 na objetiva e 558 na redação.

As Etecs selecionam alunos por vestibulin­ho e não são de responsabi­lidade da secretaria de Educação, mas do Centro Paula Souza, autarquia ligada à secretaria de Desenvolvi­mento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A Secretaria da Educação, sob gestão Márcio França (PSB) diz que o Enem é impróprio para avaliar o desempenho, já que tem participaç­ão voluntária de alunos e cita o Ideb (Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica) como parâmetro.

 ?? Marcelo Justo/folhapress ??
Marcelo Justo/folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil