Agora

Brasileira relata dias de desespero longe do filho

A mineira Lídia Souza voltou a ver filho de nove anos depois de um mês separados nos Estados Unidos

- (FSP)

A mineira Lídia Karine Souza, 27 anos, diz ter vivido momentos de puro desespero durante o mês que passou longe do filho Diogo, de 9.

Os dois não se viam desde 30 de maio, quando foram separados na fronteira dos EUA com o México enquanto buscavam asilo por causa da violência em Governador Valadares (MG).

“Falaram que em dois dias estaria com meu filho. Mas fiquei um mês sem vê-lo”, afirma a mineira.

Lídia diz que foi informada de que seria separada do filho por uma mensagem digitada num sistema de tradução do Google. “Estava escrito que eu ia para uma prisão. Não queria que ele soubesse que eu estava sendo presa, então falei que prisão é como eles chamam os abrigos nos EUA”, diz.

Durante os dez dias em que ficou presa, ela passou por três locais (Santa Teresa e Otero County, ambos no Novo México, e El Paso, no Texas).

Entre 30 de maio e 9 de junho, quando foi liberada, diz ter emagrecido sete quilos. “A comida de Santa Teresa era horrível. Só davam barra de cereal e um burrito de feijão pequeno a cada refeição”, conta.

Ao ser liberada, Lídia passou a procurar Diogo. Para achar o filho, ela, que já estava na casa de parentes em Massachuse­tts, contou com a ajuda de uma brasileira que conheceu durante o período de detenção. Ela disse que muitas crianças brasileira­s estavam sendo enviadas a um abrigo em Chicago e passou o contato da instituiçã­o.

No abrigo, da organizaçã­o Heartland Alliance, a mineira conseguiu falar por telefone com Diogo duas vezes por semana. Ontem, um juiz mandou soltar o menino, que voltou para a custódia da mãe. Ficarão em Boston até ser julgado o pedido de asilo de Lídia.

 ?? Charles Rex Arbogast/ap ?? Lídia e Diogo tiraram fotos em frente a um ponto turístico de Chicago ontem, depois de mês separados por causa de uma tentativa de entrada ilegal nos EUA
Charles Rex Arbogast/ap Lídia e Diogo tiraram fotos em frente a um ponto turístico de Chicago ontem, depois de mês separados por causa de uma tentativa de entrada ilegal nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil