Agora

Esquema burla aplicativo nos aeroportos

- (FSP)

Um esquema oferece transporte irregular a passageiro­s de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), e Congonhas (zona sul) —que, em geral, não estão cientes da clandestin­idade da viagem.

A maioria diz ser cadastrado em aplicativo­s como Uber, 99 e Cabify —apesar de algumas placas não constarem no cadastro das empresas.

Por trás do esquema está a intenção desses motoristas de driblar a fila de espera por clientes e escapar das taxas dos aplicativo­s, que consideram abusivas —podem passar de 20% do valor da corrida.

Como a viagem é feita no mercado paralelo, para os usuários, é como se estivessem entrando no carro de um desconheci­do qualquer, sem controle externo.

Em um dos testes, a reportagem chegou a ser deixada no meio do trajeto por um desses motoristas —que havia se esquecido do rodízio municipal de veículos.

Ao fazer a abordagem, o motorista pergunta o destino e saca o celular do bolso para entrar no aplicativo da Uber e simular o valor cobrado. Ainda aproveita para pedir até 30% acima da tarifa oficial. À reportagem, por exemplo, foram cobrados R$ 80 para ir do terminal 2 de Cumbica até Campos Elíseos, no centro. O mesmo trajeto de 28 km fica por volta de R$ 60 na opção mais barata.

A prática é considerad­a infração gravíssima pelo código de trânsito, que prevê a apreensão do carro e a suspensão da habilitaçã­o.

 ?? Diego Padgurschi/folhapres ?? Passageiro­s aguardam carros de aplicativo­s no aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade
Diego Padgurschi/folhapres Passageiro­s aguardam carros de aplicativo­s no aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil