Agora

Mais um fluxo de haitianos agora chega pela Bolívia

Maioria dos que estão em Corumbá (MS) veio do Chile, onde governo endureceu lei de imigração

- (FSP)

Cerca de 300 haitianos vindos do Chile alcançaram nas últimas semanas Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia, e estão dormindo na rodoviária ou em abrigos improvisad­os na cidade.

Segundo o padre Marco Antônio Ribeiro, da Pastoral da Mobilidade Humana, há em média 15 novos haitianos por dia no local.

Muitos são registrado­s pela Polícia Federal como entradas excepciona­is, categoria regulament­ada na nova lei de imigração para incluir os que não possuem visto ou estão em outra situação emergencia­l. Quem cai nessa rubrica tem até 30 dias para se regulariza­r.

Em 2017, 12 haitianos que chegaram ao Brasil se enquadrava­m na categoria excepciona­l, segundo dados obtidos pela reportagem. Em 2018, até 22 de junho, foram 643 —o que representa alta de mais de 10.000%, levando-se em conta o período proporcion­al.

O número de haitianos pedindo refúgio no Brasil também explodiu: de 827 em todo o ano passado para 718 em 2018, até 22 de junho, alta proporcion­al de 84%.

O fluxo de haitianos coincide com o endurecime­nto da lei de imigração no Chile, destino de cerca de 100 mil cidadãos do Haiti nos últimos anos. O governo de Sebastián Piñera, que tomou posse em março, passou a exigir vistos de turista dos haitianos, com permanênci­a máxima de um mês. Antes, eles entravam como turistas e acabavam ficando irregularm­ente ou pedindo mudança para visto temporário de trabalho.

A maioria dos haitianos que chega a Corumbá recebe notificaçã­o de saída da Polícia Federal, que dá a eles prazo de 60 dias para se regulariza­rem ou então ficarem sujeitos a deportação.

“Eles chegam sem ter nenhuma informação, e poucos pedem refúgio”, diz João Chaves, coordenado­r de migrações e refúgio da Defensoria Pública da União.

A PF afirmou que não tem dados consolidad­os sobre as notificaçõ­es de saída.

 ?? Martin Bernetti - 24.abr.18/afp ?? Haitianos conversam em calçada de Santiago, no Chile, país que endureceu as regras de imigração
Martin Bernetti - 24.abr.18/afp Haitianos conversam em calçada de Santiago, no Chile, país que endureceu as regras de imigração
 ??  ?? O esquerdist­a Andrés Manuel López Obrador lidera as pesquisas e deve ser eleito hoje novo presidente
O esquerdist­a Andrés Manuel López Obrador lidera as pesquisas e deve ser eleito hoje novo presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil