Agora

Hábitos eficientes reduzem gastos com contas básicas

Consumidor pode diminuir todo tipo de despesas do dia a dia ao disciplina­r a própria rotina

- Guilherme soares dias

As contas básicas, necessidad­e de todas as famílias, pesam no orçamento e deixam pouco espaço para outros investimen­tos. Consumir com disciplina, planejar compras e utilizar os serviços e aparelhos da melhor forma são as principais dicas dos especialis­tas em finanças para reduzir esses gastos.

A economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, afirma que é necessário adotar hábitos eficientes. “A geladeira, por exemplo, tem espaços delimitado­s que comportam os alimentos. É preciso guardá-los nos lugares corretos para otimizar o uso. Isso vem no manual de instruções”.

Antes de ir ao supermerca­do, é preciso planejamen­to. As listas são primordiai­s para não ter excessos. “Você não deve comprar demais e nem de menos. Pesquise preços e compre em mercados maiores e mais baratos e não necessaria­mente no mais próximo”, diz Marcela.

Ela indica ainda tirar aparelhos da tomada e deixar o celular carregando o tempo correto. “São mudanças simples, como abrir a janela para entrar luz natural e apagar as lâmpadas”, afirma. No caso da água, a recomendaç­ão é reutilizar água da máquina de lavar e fechar a torneira ao lavar a louça.

Já o combo de TV a cabo pode se tornar uma das maiores fontes de gastos indevidos, segundo o economista da FGV André Braz. “Nesse caso, o consumidor dá menos atenção ao que está comprando e pode ter internet com capacidade maior do que precisa ou canais que não assiste. Se estiver pagando por algo que não usa, é melhor trocar pelo serviço de streaming”, diz.

Outro cuidado com a TV paga são cobranças por serviços não contratado­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil