Agora

Contra trauma, México recorre a guru

- (FSP)

Moscou O rival do Brasil amanhã vive carma que o persegue em momentos decisivos. Basta olhar o desempenho do México nos últimos seis Mundiais, quando foi eliminado nas oitavas.

Criar um antídoto para isso é o trabalho do espanhol Imanol Ibarrondo, 51 anos, coach que integra a comissão da seleção desde 2016.

Ele chegou a pedido do técnico Juan Carlos Osorio, após uma das derrotas mais vexatórias da seleção: 7 a 0 para o Chile na Copa América.

O técnico foi muito criticado pela imprensa mexicana por incorporá-lo ao estafe, mas respondeu com exemplo difícil de contestar. “Os Estados Unidos são uma das potências esportivas do planeta, e todos os seus atletas recebem ajuda psicológic­a.”

“O que queremos é fazer tudo o que for possível para que então o universo conspire em nosso favor”, afirmou o atacante Javier Hernández, citando uma das frases usadas pelo coach.

Ibarrondo foi jogador profission­al e se aposentou em 1990, após passagens por Rayo Vallecano e Athletic Bilbao. Reinventou-se como uma espécie de guru da área esportiva, mesmo sem ter formação como psicólogo.

No site de seu instituto, Incoade, o trabalho é descrito como uma ferramenta para “interessad­os em liderar, crescer e ser melhores do que estão sendo”. Prega “aumento da consciênci­a” para que atletas se “tornem protagonis­tas do desenvolvi­mento de seu talento”.

 ?? Yuri Cortez - 19.jun.18/afp ?? O guru espanhol Imanol Ibarrondo é a arma secreta da comissão técnica do México para melhorar o lado emocional dos jogadores e motivá-los para jogos
Yuri Cortez - 19.jun.18/afp O guru espanhol Imanol Ibarrondo é a arma secreta da comissão técnica do México para melhorar o lado emocional dos jogadores e motivá-los para jogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil