Agora

Máquina celeste

- Luciano trindade

Com dois de Cavani, Uruguai elimina Cristiano Ronaldo e companhia e vai encarar a França

o uruguai venceu portugal porque:

1 Teve mais organizaçã­o tática para fazer os valores individuai­s do time decidirem 2 Enquanto CR7 foi bem marcado, Cavani e Suárez encontrara­m muitos espaços na frente 3 Portugal foi valente, mas dependia muito do brilho individual de seu maior craque

Com apenas seis minutos de jogo no estádio Olímpico Fisht, em Sochi, Cavani e Luis Suárez mostraram a Portugal por que o Uruguai é um dos candidatos ao título da Copa do Mundo na Rússia. Esse foi o tempo que a dupla precisou para iniciar a vitória celeste por 2 a 1, que classifico­u o time sul-americano às quartas de final.

Não houve nem tempo para Cristiano Ronaldo, cinco vezes eleito o melhor jogador do mundo, começar a martelar o paredão uruguaio, que passou pela fase de grupos sem sofrer nenhum gol.

CR7 ainda esquentava no jogo quando Cavani recebeu a bola na direita, descolou lançamento de 52 metros para Suárez, correu para área e recebeu de volta um cruzamento para finalizar de rosto, sem chance para o goleiro português Rui Patrício.

“Que sorte do c...”, esbravejou CR7, flagrado pelo telão do estádio, logo após o gol. Mas o craque estava errado. Não era apenas sorte.

Assim como em seus primeiros três jogos neste Mundial, o Uruguai voltou a mostrar a segurança de seu sistema defensivo, que dá suporte para Cavani e Suárez decidirem na frente, como fez o camisa 21, autor também do segundo gol celeste no jogo e o terceiro dele nesta Copa.

É com moral em alta que o time dirigido pelo experiente Óscar Tabárez, de 71 anos, enfrentará a França, que eliminou a Argentina (veja mais nas págs. C3, C4 e C5). O duelo será na sexta-feira, às 11h. Deste confronto sairá o possível adversário do Brasil na semifinal da Copa, caso a seleção de Tite avance até lá.

O herói

Enquanto os holofotes se concentrav­am em Cristiano Ronaldo e Suárez, que reeditavam um duelo que eles costumam fazer quando defendem Real Madrid e Barcelona, respectiva­mente, foi Cavani quem roubou a cena.

Depois de abrir o placar aos 6min, o Uruguai deixou a bola com Portugal, apostando nos contragolp­es. Enquanto Giménez e Godín não davam chances para CR7, Cavani era um tormento para a defesa lusitana. Nos contraataq­ues, puxados sobretudo por Nández, a celeste parecia muito mais perto do segundo do que de sofrer o empate.

Depois do intervalo, porém, o susto. Aos 9min, Guerreiro cruzou da esquerda e Pepe empatou, de cabeça. Foi o primeiro gol sofrido pelo Uruguai neste Mundial.

O empate deu coragem aos lusos. Mas não fez a Celeste baixar a guarda. A resposta viria aos 16min, quando Cavani, na entrada da área, bateu de primeira e fez 2 a 1.

À frente no placar novamente, o Uruguai passou a cozinhar o jogo, principalm­ente após perder Cavani, machucado, aos 28min. Nem isso, porém, ajudou os lusos, que pressionar­am, mas não foram capazes de empatar. Muslera Cáceres Giménez Godín Laxalt Vecino Torreira Nández

Carlos Sánchez Bentancur

C. Rodríguez Luis Suárez Cavani

Stuani Rui Patrício Ricardo Pereira Pepe José Fonte R. Guerreiro William Carvalho Adrien Silva

Quaresma Bernardo Silva João Mário

M. Fernandes C. Ronaldo (CA) G. Guedes

André Silva

 ?? Ye Pingfan/xinhua ?? Lesionado, Cavani é ajudado por Cristiano Ronaldo ao ser substituíd­o; avante uruguaio levou a melhor no duelo e marcou os dois tentos dos sul-americanos
Ye Pingfan/xinhua Lesionado, Cavani é ajudado por Cristiano Ronaldo ao ser substituíd­o; avante uruguaio levou a melhor no duelo e marcou os dois tentos dos sul-americanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil